O Londrina Convention e o Núcleo de Turismo estão lançando uma cartilha que foi preparada para ajudar organizadores a realizarem eventos em Londrina. Com dicas sobre procedimentos e orientações, a cartilha pretende disseminar informações para estimular a realização de eventos e facilitar a organização deles na cidade. "Temos em Londrina muitos embaixadores, principalmente nas universidades e centros de pesquisas, que poderiam trazer eventos para a cidade mas que, muitas vezes, não têm ideia de como começar. A cartilha desmistifica estes trâmites necessários e dá sustentação à realização destas iniciativas", afirma Arnaldo Falanca, presidente do Londrina Convention Bureau.
Daiana Ferret Bisognin Lopes, diretora do Convention e da F&B Eventos, destaca a facilidade que a cartilha trará aos organizadores de eventos. "O manual irá facilitar muito o nosso trabalho por reunir em um único documento todas as informações necessárias para organização, principalmente em relação à prazos e documentações. Sem este instrumento o trabalho fica tudo mais demorado e, muitas vezes, recebemos informações desencontradas".
O próximo passo será a finalização do site da instituição que, além da cartilha on-line, trará várias outras informações sobre a cidade e sobre os potenciais de negócios da região. O showcase técnico, contendo as empresas prestadoras de serviços do setor, é outro instrumento criado para facilitar o acesso dos organizadores de eventos aos fornecedores locais. "Estamos também investindo em pesquisas em parceria com o Sebrae/PR para que possamos ter números sobre o potencial turístico de Londrina e sobre a infraestrutura da cidade para receber eventos de vários portes", destaca Falanca.
A entidade terá a partir de 2015 um novo posicionamento focado na captação de eventos de pequeno e médio porte que envolvem de 100 a 1000 pessoas. "Praticamente 80% dos eventos realizados no país hoje abrangem até 500 pessoas", enfatiza Falanca.
Para o ano que vem, a expectativa é que Londrina conte com um movimento superior a 15 mil pessoas decorrentes de eventos captados que impactam diretamente segmentos econômicos como a rede hoteleira, gráficas, meios de comunicação, alimentação, organização de eventos, transporte, locação de equipamentos e comércio. "Temos alguns eventos já captados e outros que deverão ser confirmados em breve, refletindo uma movimentação importante para a cidade", destaca Falanca.