Apesar da Prefeitura de Roma ter adotado mais sanções e reforçado as medidas contra atos de vandalismo em fontes e monumentos históricos, não param de crescer os casos de depredação cometidos por turistas.
Neste fim de semana, um artista de rua tcheco foi detido pelas autoridades por lavar um pano na fontana da Piazza del Popolo. O homem foi sancionado com multa.
PublicidadePublicidade
Leia mais:
Rota dos vinhosGovernador sanciona leis para fomento do turismo rural
Universo tecnológicoSeis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Após cicloneArquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
ImplementaçãoEmissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
Horas depois, no período da tarde, um casal de nacionalidade romena e inglesa foi punido por colocar os próprios filhos em cima de duas estátuas de leões, também na Piazza del Popolo.
A prefeita de Roma, Virginia Raggi, assinou no dia 12 de junho uma medida que impõe multas de até 240 euros para pessoas que adotem condutas "contrárias ao decoro urbano" em 40 fontes da capital. Entre as infrações previstas, estão acampar nas fontes, consumir bebidas e alimentos, sentar ou subir nos monumentos, jogar líquidos ou lavar roupas ou animais.
A ideia é que a medida vigore até o fim de outubro como forma de prevenir os atos de vandalismo durante o verão europeu, quando as temperaturas sobem e muitos turistas se refrescam em fontes.