O Festival do Turismo das Cataratas do Iguaçu, que será realizado entre 16 e 18 de junho no Rafain Palace Hotel, com apoio da Itaipu Binacional, deverá dobrar de tamanho em relação à edição do ano anterior. O presidente do Conselho Municipal do Turismo, Paulo Angeli, afirma que são esperados pelo menos 4 mil participantes, metade dos quais são agentes de viagens. Além disso, o evento deve receber diversas caravanas de empresários do setor. "O festival vem crescendo ano a ano em expositores e em participantes, mas em 2010 esse crescimento será ainda maior por conta da excelente preparação e divulgação do evento", garante Angeli.
Com 150 estandes e mais de 300 expositores, o festival contará com palestras técnicas com alguns dos maiores especialistas internacionais na área, como Alexandre Augusto Biz, Elizabeth Kyoko Wada e José Manoel Gonçalves Gandara, todos do Brasil; Gui Lohmann, da Austrália; Josep Ejarque, da Itália; e Juan Ignacio Pulido Fernández, da Espanha. Foi este último que atuou na preparação de Barcelona para as Olimpíadas de 1992.
Entre as novidades desta edição está a realização de eventos paralelos como o Hotel Show, o Encontro Abrasel Foz, o 4º Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu, a Rodada de Negócios e a 1ª Mostra de Turismo Sustentável do Iguaçu. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento.
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
De acordo com Jaime Nelson Nascimento, gerente do Complexo Turístico Itaipu, desde o ano passado eventos paralelos foram agregados ao Festival. "A nossa intenção é mobilizar, durante o festival, o maior número de participantes ligados ao turismo, promovendo e facilitando os negócios, a divulgação do destino, a pesquisa científica e o conhecimento em turismo, aproximando os profissionais do setor e colocando Foz do Iguaçu como sede do maior evento de turismo do sul do Brasil. Por outro lado, os eventos menores aproveitam o grande afluxo destes dois dias para atingir seus objetivos. Todos saem ganhando", disse.
Hotel Show
Entre os eventos paralelos, um dos destaques é o Hotel Show, que trará uma mostra das novidades em equipamentos, produtos e serviços para hotelaria, motelaria, restaurantes, bares e turismo, com foco na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O evento, que é promovido pelo Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Foz do Iguaçu e Sindotel/Curitiba, também promoverá palestras, além da Cozinha Show e da Vinícola Show.
O Encontro Abrasel Foz, além de reunir representantes de todo o Brasil do setor de alimentação feita fora de casa, contará também com um festival de gastronomia, com a participação de chefs nacionais e internacionais.
A programação reunirá ainda o Conselho Consultivo do Turismo do Paraná e a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, além de contar com o lançamento do selo em homenagem às Cataratas, promovido pelos Correios. Haverá um "boi no rolete", realizado pela Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, apresentação do Coral Itaipu na cerimônia de abertura e festa de encerramento promovida pela TAM Viagens.
O Festival de Turismo é promovido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Polo Iguassu Feiras & Eventos, com apoio da Itaipu Binacional, Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Secretaria Municipal de Turismo, TAM, SEBRAE, Instituto Internacional Polo Iguassu, Educare, Abrasel, Abeta, ICVB, ABAV e Sindhotéis.