A vocação dos festejos juninos como indutores do turismo no Brasil fica mais evidente a cada ano, com os números da movimentação turística e econômica dos destinos que realizam uma das mais tradicionais festas da cultura brasileira. E o Nordeste confirma sua vocação como realizador de grandes festejos juninos. Em Campina Grande (PB), a movimentação financeira é estimada em R$ 200 milhões, crescimento de 25% em relação a 2016. O Parque do Povo, local da festa, recebeu 2,5 milhões de visitantes nos 30 dias de evento.
No Maranhão, as festas juninas espalhadas pelo estado geraram movimentação econômica de R$ 60 milhões, sendo R$ 20 milhões apenas no São João de Todos de São Luís. Foram contratados 425 grupos culturais, que realizaram cerca de mil apresentações durante todo o período junino.
A Região Norte confirma que o São João é do Brasil. Conhecido nacionalmente pelas disputas entre os bois Caprichoso e Garantido, o Festival Folclórico de Parintins recebeu 70 mil turistas e gerou cerca de 4,5 mil empregos diretos e indiretos, injetando R$ 100 milhões na economia local segundo a Amazonastur. No Pará, o Arraial dos Caetés em Bragança (PA) recebeu mais de 50 mil pessoas em quatro dias com a geração de 1,2 mil empregos diretos e indiretos e movimentação econômica de R$ 124,5 mil reais, beneficiando comunidades tradicionais e produtores de farinha, o ouro branco da região.
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"Os números comprovam que estamos no caminho certo para fazer do São João do Brasil um produto turístico capaz de atrair turistas de todos os cantos do país. Apenas este ano o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo reuniu mais de 100 festejos em todas as regiões do país, mas precisamos dar visibilidade para as festas e possibilitar que elas se estruturem para receber cada vez mais e melhor o turista", afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Outro destino que quer consolidar seu festejo no Calendário Nacional de Eventos é Belo Horizonte (MG) com seu arraial, a exemplo do Carnaval que levou 500 mil turistas para a capital mineira. Segundo a Belotur, a 39ª edição do Arraial de Belo Horizonte contou com a presença de 185 mil pessoas, com movimentação econômica de R$ 1,68 milhão, referentes aos dias 30 de junho a 2 de julho e 8 e 9 de julho.
No Centro-Oeste, o Arraial do Banho de São João, realizado de 22 a 25 de junho, gerou mais de 280 empregos diretos. As 51 mil pessoas que passaram pelo evento injetaram R$ 430 mil nas 90 barracas e 6 pontos de comércio fixo.