A exposição no exterior é um dos benefícios que a realização de grandes eventos traz ao país-sede. A Copa do Mundo de 2014, de acordo com expectativas do Ministério do Turismo, deve atrair, durante todo o ano do evento, 7,2 milhões de turistas estrangeiros ao Brasil, que deixarão no País cerca de US$ 9,2 bilhões em divisas.
De acordo com a nota do Setor Externo do Banco Central, em todo o ano de 2010, os turistas estrangeiros deixaram no Brasil US$ 5,919 bilhões, ou seja, a expectativa do MTur é que, durante o ano da Copa, os gastos dos turistas de fora serão 55% maiores do que no ano passado.
Raio-x da Copa
Durante a Copa, a expectativa é que 600 mil estrangeiros visitem o Brasil e realizem quase 2 milhões de viagens pelas cidades-sede. Os turistas brasileiros devem somar 3 milhões, que realizarão 6 milhões de viagens pelos 12 municípios participantes do mundial.
A cidade que deverá receber o maior número de estrangeiros é o Rio de Janeiro: 413 mil. Em segundo lugar, aparece São Paulo, com 258 mil, seguida de Brasília, com 207 mil. Entre os turistas brasileiros, o destino preferido é São Paulo, com 1,2 milhão de visitas. Depois, aparece o Rio de Janeiro, com 840 mil, e Fortaleza, com 564 mil.
A pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas), encomendada pelo Ministério do Turismo e divulgada durante o Salão do Turismo, em São Paulo, revelou também o total de visitas de estrangeiros e brasileiros que as cidades-sede receberão por jogo.
Somando os resultados das 12 cidades, serão 341,4 mil turistas estrangeiros e 1 milhão de brasileiros por partida de futebol. (As informações são do InfoMoney)