Empresas do segmento de turismo de Londrina vem se destacando no Paraná. A cidade, cada vez mais reconhecida pelo turismo de negócios e eventos, conta também com empresas preocupadas em atender melhor os visitantes.
Em 2017, pelo segundo ano consecutivo, todas as empresas londrinenses inscritas no Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, foram reconhecidas dentro das metas do Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, promovido pelo Sebrae PR.
Foram 22 empresas certificadas de Londrina e Região: Confort Suites, Hotel Bourbon, Hotel Crillon, Golden Blue Hotel, Boleria Dom Leonardi, Restaurante Bollogna, Cozinha de Lourenço, Empório Guimarães, Kery Grill, Mercado Guanabara, La Palme Bistrô, Pastel Mel, Pizza Mais, Pizzaria Revenna, Sávio Sorvetes, FB Eventos, Adriana Pontin, Freddo, KTS Turismo, Pesqueiro Rancho Alegre (Apucarana), Restaurante Quintal de Casa (Apucarana) e Pizza em Kasa (Rolândia).
Além disso, dos 16 prêmios estaduais concedidos para as empresas do estado, seis foram para as empresas da Região: FB Eventos (1º lugar na categoria organizadora de eventos); KTS Turismo (1º lugar na categoria agências de turismo receptivo); Empório Guimarães (1º lugar na categoria espaços para eventos); Pizza Mais (2º lugar na categoria gastronomia), Hotel Golden Blue (3º lugar na categoria meios de hospedagem) e Hotel Bourbon (1º lugar na categoria meios de hospedagem). O destaque foi o Hotel Bourbon, que obteve a maior pontuação de todo o Estado.
Para obter a certificação, as empresas passam por uma avaliação de seus processos internos e durante um ano, passam por treinamentos, palestras, consultorias, recebem clientes ocultos, implantam melhorias e passam por novas avaliações e visitas técnicas. Ao final, passam por uma auditoria do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e devem obter adequação mínima de 80%, dentro das metas do programa.
Heverson Feliciano, gerente da regional norte do Sebrae/PR, explica que o Selo valoriza as empresas que investem na gestão. "Todos os empreendedores estão de parabéns. Para as participantes, alcançar a pontuação mínima é um sacrifício e exige esforço e dedicação. O Selo é um reconhecimento para essas empresas que geram impostos, empregos e renda", afirma.
Reconhecimento local
Em Londrina, as empresas foram recebidas pelo prefeito Marcelo Belinati em seu gabinete. O prefeito parabenizou os empresários e destacou a importância do setor para a economia. "A atual administração tem o objetivo de promover e melhorar o turismo, inclusive o de negócios, em Londrina. E é uma alegria ver nossa cidade e região tão bem representada em um evento desta relevância", ressaltou.
A Câmara de Londrina também homenageou as empresas que obtiveram o selo de qualidade. Os vereadores elogiaram o resultado obtido com as certificações e destacaram a importância dos negócios locais para a economia da cidade e da Região.
Fabian Trelha, diretor de turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), destaca que o segmento de turismo é um dos responsáveis pelo aquecimento da economia local e que, as empresas reconhecidas estão contribuindo para o desenvolvimento de Londrina. "Muitas são empresas que já estão no mercado, há 20, 30, 60 anos, algumas já são líderes em seus segmentos e não param de se aperfeiçoar para prestar um serviço melhor. Isso é bom porque a cidade é muito receptiva, e o trade mostra que está pronto para receber cada vez melhor o turismo de eventos e negócios", enfatiza.
Arnaldo Falanca, presidente do Londrina Convention Bureau, acrescenta que o Selo reconhece os empresários que investem em Londrina. "Eles estão trabalhando para receber bem nossos turistas e se destacaram no Paraná, com troféus em todas as categorias", diz.