A Embaixada do Japão no Brasil divulgou no site oficial, a abertura do Programa de Convite a Descendentes de Japoneses das Américas Central e do Sul de visita ao Japão.
O objetivo do programa é aumentar a compreensão sobre a realidade sócio-política do país e divulgar essas informações para a comunidade local de cada participante, no seu retorno ao Brasil. O programa inclui a possibilidade de contato com a cultura japonesa em locais próximos a Tóquio, além do encontro com autoridades e palestras de especialistas em diversas áreas.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 24 de junho e se encerram no dia 8 de julho. Os interessados deverão entregar os documentos necessários ao Setor Consular da Embaixada do Japão no Brasil, até a data-limite de inscrição (8 julho).
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
Para quem não reside no Distrito Federal, Goiás, Tocantins, e nos estados do Nordeste, Pará e Amapá, a entrega dos documentos deverá ser feita via consular, no Consulado Geral do Japão da respectiva circunscrição (verifique qual é o consulado japonês mais próximo da sua região).
Requisitos
- Ser descendente de japoneses com nível de pós-graduação em áreas como Pesquisas Internacionais sobre Ásia, Estudos Japoneses ou Jornalismo.
- Ter um nível de conhecimento de língua inglesa suficiente para discussões e trocas de ideias (todas as atividades relacionadas ao programa no Japão serão realizadas em inglês).
- Apresentar um curriculum vitae e uma redação. O tema da redação, que pode ser escrita em português e deve ter por volta de 2 páginas (tamanho A4), é: "Qual é o modo mais eficaz de se transmitir para a sociedade brasileira os pontos atraentes do Japão?".
- Comprometer-se a organizar e realizar de maneira independente uma apresentação sobre o programa dentro de um prazo de 3 meses após o retorno ao Brasil.
Processo de Seleção
- Avaliação de documentos pela Embaixada do Japão no Brasil.
- Entrevistas com os candidatos que forem selecionados na fase anterior (em meados de julho).
- Avaliação final pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.
Detalhes do Programa
Duração: chegada ao Japão em 23 de agosto de 2015 e saída do Japão em 30 de agosto de 2015
Número de participantes: 10 pessoas
Programação prevista (sujeita a modificações):
- Encontro com autoridades do governo japonês
- Sessão explicativa sobre a política externa japonesa no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
- Palestras de especialistas
- Debates
- Possibilidade de conhecer e experimentar a cultura japonesa em local próximo a Tóquio
Despesas
O governo japonês arcará com despesas relacionadas ao programa e suas atividades, como passagens de ida e volta (classe econômica), hospedagem, refeições, deslocamento no Japão e seguro.
Programa de Estágios nas Empresas Japonesas
Além deste programa, a Embaixada do Japão informa também que já estão abertas as inscrições para os interessados em estagiar nas empresas japonesas. Veja a relação das empresas e as exigências, clicando aqui.
(com informações Icp Digital)