Destaque

Ecoparaná assume atendimento ao público em Vila Velha

06 ago 2010 às 11:05

O atendimento aos turistas que visitam o Parque Estadual de Vila Velha será gerenciado pela Ecoparaná, instituição de serviço social autônomo vinculada à Secretaria Estadual de Turismo. A Ecoparaná fará o planejamento, promoção e gerenciamento de projetos e ações relacionadas ao turismo como instrumento para proteção e preservação do meio ambiente. De acordo com o governador Orlando Pessuti, o contrato de gestão estabelecido permite maior desenvolvimento turístico para região dos Campos Gerais.

"Com a necessidade de incentivar o potencial turístico do parque, o IAP está financiando melhorias no atendimento ao público", informou o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídrico, Jorge Augusto Calado. O contrato de gerenciamento turístico do parque prevê o repasse, do IAP para a Ecoparaná, de R$ 6 milhões de reais.


"Agora o visitante será visto como um cliente que traz desenvolvimento econômico a partir do turismo", explicou o diretor de desenvolvimento de Turismo da ACIPG, Daniel Wagner.


Desde 2004, quando o Parque Estadual de Vila Velha foi reaberto para visitação, a Sema acumulava as responsabilidades de gerenciamento ambiental e turístico. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) permanece à frente das ações de controle e preservação ambiental, que envolvem o monitoramento da biodiversidade e o cumprimento pleno do plano de manejo do parque.


Aeroporto


A reestruturação do aeroporto Sant’ Ana de Ponta Grossa também foi discutida. O presidente da ACIPG, Marcio Pauliki, pediu ajuda do poder público para o balizamento noturno do aeroporto, que são lâmpadas que marcam o início e o fim da pista. O governador lembrou que o Departamento de Estrada e Rodagem do Paraná (DER) já trabalha para atender esta reivindicação.

O presidente da ACIPG reivindicou também que o governador encaminhe à Assembléia Legislativa do Paraná uma mensagem para que a macrorregião dos Campos Gerais seja mantida. A macrorregião foi criada via decreto durante a Escola de Governo ocorrida na cidade em abril. O governador afirmou que as macrorregiões são maneiras concretas de fazer o governo chegar no interior. "O objetivo da macrorregião é congregar eficiência e promover desenvolvimento integrado e qualificado".


Continue lendo