Destaque

Economia brasileira está em alta com turismo de negócios

13 abr 2011 às 08:36

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o segmento representa mais de 30% do fluxo de turistas no país, apresentando um crescimento anual bastante favorável, principalmente para Uberlândia que atua neste segmento.

O crescimento do turismo nacional bateu recorde no ano de 2010. Segundo o Banco Central (BC), os gastos efetuados no Brasil por turistas estrangeiros chegaram à marca de U$ 5.919 bilhões, representando um incremento de 11,58% em relação ao ano anterior. Estes valores que são legitimados pelo BC, incluem trocas cambiais oficiais e gastos em cartões de crédito internacional. Somente em dezembro de 2010, o ingresso de dólares no Brasil foi 17,64% superior ao mesmo mês em 2009.


O estudo realizado pela FGV, em 36 eventos internacionais, em várias cidades do Brasil entre os anos de 2007 e 2008, demonstrou que 66,21% dos turistas entrevistados que vieram ao Brasil pela primeira vez em razão de eventos e negócios, gastam diariamente em média de US$ 285,10. A pesquisa aponta ainda que 64,7% utilizam seu tempo livre para fazer compras, enquanto que 40,9% dedicam este tempo para conhecer os atrativos turísticos.


Para incrementar ainda mais o setor, este ano, o Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB) confirma a captação do Congresso Brasileiro de Ciências do Solo para 2011, Congresso Brasileiro de Arborização Urbana para 2012 e para 2013, o Congresso Ibero Americano de Mulheres Empresárias.


Com relação ao turismo de negócios, o Executivo de Captação de Eventos do UC&VB, Basileu Tavares, acrescenta: "O turismo de negócios depende, prioritariamente, do desenvolvimento econômico da cidade e isso torna Uberlândia uma cidade com grande movimentação neste setor. Os visitantes vêm a trabalho, mas não deixam de levar algo para a família. A Secretária Adjunta de Estado de Turismo fala que enquanto o turista de lazer compra uma lembrancinha o turista de negócios e eventos compra presentes para a família".


Turismo de negócios e eventos


A coordenadora executiva do UC&VB, Luciane Lopes complementa que de acordo com Ministério do Turismo, o segmento de turismo de negócios e eventos representa mais de 30% do fluxo de turistas, apresentando um crescimento anual bastante favorável, principalmente para Uberlândia que atua neste segmento.

"Segundo dados da 7ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (PACET) os setores que mais faturaram no Brasil em 2010, foram os meios de hospedagem, as empresas de transportes aéreos e de transportes rodoviários, as agências de viagens e promotores de feiras".


Continue lendo