Degustar o café em pratos salgados e em sobremesas está virando um hábito dos londrinenses. Cada vez mais, estabelecimentos da cidade investem em menus diferenciados, nos quais o grão virou o destaque. A prática é incentivada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), que, com o apoio de Sebrae/PR, realiza nesta semana o curso Gastronomia com Café.
Esta é a terceira edição do Gastronomia com Café. O curso será realizado entre os dias 16 e 20 de julho, no laboratório de gastronomia da Universidade Norte do Paraná (Unopar), das 14 às 17 horas. O objetivo da capacitação é inserir o café na gastronomia londrinense e nos atrativos da Rota do Café, da qual participam restaurantes, bares, cafeterias, hotéis e propriedades rurais. A Rota do Café é um roteiro turístico que envolve 16 municípios da região norte do Paraná - produtora de café.
Sergio Garcia Ozorio, consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto Rota do Café, explica que o curso vai capacitar os empresários que compõem o roteiro ou tem interesse em participar. "Vamos disponibilizar ferramentas para os empresários para que eles possam oferecer mais atrativos em seus empreendimentos e recebam da melhor forma possível os visitantes. Certamente, o curso proporcionará experiências gastronômicas inesquecíveis, além de incentivar a criação de novas receitas com o café."
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
O Gastronomia com Café será ministrado pelos chefes de cozinha, especialistas em café, Fábio Mendes e Sandro Moura. Eles serão os guias de outros chefes de cozinha em uma viagem pelo universo da gastronomia e do café. O conteúdo do curso engloba a história e a chegada do café ao Brasil, aspectos de bebidas especiais, a extração do perfeito expresso, além da elaboração, de pratos salgados e sobremesas que levam o café como ingrediente especial.
O cardápio preparado pelos chefes Sandro Moura e Mauro Mendes é bem eclético e vai agradar todos os paladares. Entre as delícias apresentadas no curso, destaque para portafoglio de filé recheado com queijo brie ao molho de café, camarão da terra, frango ao caramelo de café, risoto de abobrinha e café, petisco com molho de tomate, cheescake de café com cobertura de banana, espuma de tiramissu, arroz doce de café, alfajor de café, entre outros.
Fest Café
O curso também é uma preparação para o 2º Fest Café, que acontece em Londrina no mês de agosto. Na ocasião, diversos restaurantes servirão pratos aromatizados com café durante o mês. A iniciativa é uma forma de resgatar a memória da cidade que se desenvolveu graças ao cultivo do café, caracterizando-a também como polo gastronômico inovador.