A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seção Paraná (Abrasel-PR) lança nesta quinta-feira (23) o "Programa Caminhos do Sabor – A União Faz o Destino" no litoral paranaense. Com recursos da ordem de R$ 600 mil, o projeto é uma parceria entre Abrasel, Ministério do Turismo e Sebrae, que visa aumentar a competitividade dos destinos turísticos do país através do desenvolvimento da gastronomia como potencial competitivo.
Na Ilha do Mel, serão formados grupos de governança para dar início a um trabalho que envolve pesquisa, consultoria, capacitação da mão-de-obra e aprimoramento da gestão de bares e restaurantes das localidades. "O Estado do Paraná integra-se a outros 65 destinos onde o programa já está rendendo bons frutos", avalia o presidente da Abrasel-PR, Marcelo Woellner Pereira.
O programa Caminhos do Sabor possui cinco etapas, que engloba desde o envolvimento das lideranças locais, a realização de pesquisas e planos de ação até o desenvolvimento empresarial para atender às expectativas dos turistas. "Uma das grandes contribuições do Caminhos do Sabor é a realização da pesquisa de oferta e demanda do setor de alimentação fora do lar, considerando prioridades e expectativas de turistas, consumidores locais, empresários do segmento e outras lideranças ligadas ao trade", enumera Pereira.
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
A partir daí, os destinos elaboram um plano de ação voltado ao desenvolvimento da competitividade local, através de uma série de iniciativas que possam alcançar os seguintes resultados: melhoria da qualificação da mão-de-obra local, maior visibilidade do destino junto ao seu público consumidor, estímulo à economia regional e indicação de intervenções públicas e privadas necessárias à melhoria da atração turística local.