Destaque

Complexo Turístico Itaipu vence Prêmio da Organização Mundial do Turismo

25 jan 2016 às 11:21

Os investimentos em inovação e sustentabilidade renderam ao Complexo Turístico Itaipu (CTI) o reconhecimento da Organização Mundial do Turismo por meio do prêmio de Excelência e Inovação do Turismo – um dos mais importantes do setor no mundo – entregue nesta quarta-feira (20), durante a Feira Mundial do Turismo de Madri (Fitur). O CTI foi indicado ao prêmio pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e pelo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz.

Pesaram na decisão da OMT o fato de o CTI gerar cerca de 250 empregos, e de a receita captada com o turismo ficar na própria região. Além disso, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, que administra o turismo da margem brasileira da Usina, investe os recursos excedentes (depois de cobertos os gastos com a operação) em um fundo tecnológico de fomento à educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.


O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, e a gerente geral do CTI, Jurema Fernandes, receberam o troféu entregue em evento paralelo da Fitur. "O prêmio concedido pela principal entidade do setor no mundo mostra que, com esforço e dedicação, o Brasil pode se destacar no turismo. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na pessoa do (Gilmar) Piolla", afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.


Hoje, o CTI oferece oito atrativos e suas ações estão alinhadas com os objetivos de desenvolvimento do milênio estabelecidos pela ONU. O atrativo fica localizado no município de Foz do Iguaçu (PR) pelo lado brasileiro e venceu outros dois finalistas, um da Croácia e outro da Coreia do Sul. No total, participaram da competição 16 projetos de 13 países, divididos em quatro categorias.


Dados do Ministério do Turismo mostram que Foz do Iguaçu é a quarta cidade do Brasil mais visitada a lazer por estrangeiros. O maior fluxo desses visitantes (19,4%) é de argentinos e o meio de hospedagem preferido são hotéis e pousadas (71,5%).

*Com informações da Itaipu Binacional


Continue lendo