A empresa Samoa Air é a primeira do mundo a cobrar as passagens aéreas de acordo com o peso do consumidor. O site da companhia informa que o passageiro paga somente pelo seu peso e pelo peso das bagagens.
De acordo com o site ABC News, a política de "pague o quanto pesa" faz sentido se for considerado o fato de que a obesidade é uma preocupação nas ilhas do Pacífico. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde registrou que em 2010, 80% das mulheres da Ilha Samoa Americana eram obesas.
A companhia voa de Samoa para Samoa Americana, North Tonga, Niue, North Cook Islands e Polinésia Francesa, e não utiliza aeronaves comerciais grandes, mas sim aviões de pequeno porte que são mais suscetíveis a variações de peso.
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
Como funciona
O passageiro precisa entrar no site da companhia aérea, selecionar a "Reserva Online" e escolher um voo. Depois basta colocar as informações necessárias, inclusive o quanto acha que pesa e o quanto acha que pesam as bagagens. A passagem então é calculada usando como base esses dados (a empresa confere os pesos no aeroporto antes do embarque, podendo alterar o valor do bilhete). (Fonte: InfoMoney)