Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
História do Paraná

Centro Cívico de Curitiba agora é patrimônio histórico

Redação Bonde
30 ago 2011 às 08:46

Compartilhar notícia

- SMCS Curitiba
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Cultura (Seec) acaba de decidir pelo tombamento da região do Centro Cívico de Curitiba. Passam a integrar a relação de bens considerados patrimônios históricos do Paraná as seguintes construções: Palácio Iguaçu, Grupo Escolar Tiradentes, Praça 19 de Dezembro, Prefeitura Municipal, Casa da Criança, Tribunal do Júri, Palácio da Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Edifício Castelo Branco (anexo Museu Oscar Niemeyer) e toda a extensão da Avenida Cândido de Abreu (sem incluir as construções em seu entorno). A decisão foi tomada pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, composto por membros de notório conhecimento nas áreas de patrimônio natural, histórico e artístico no Estado.

Alguns dos bens citados, além da Biblioteca Pública do Paraná e do Teatro Guaíra, que já eram tombados, constituíram as obras de comemoração ao Centenário da Emancipação Política do Paraná, em 1953. O Centro Cívico foi o primeiro centro administrativo do poder público projetado em linguagem moderna no Brasil, antecedendo em quase uma década a realização de Brasília. Na região, outras construções já eram tombadas, como o Colégio Estadual do Paraná, o Passeio Público, o Palacete Leão Júnior e o Parque Estadual Papa João Paulo II (Bosque do Papa).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O conjunto urbanístico e arquitetônico do Centro Cívico se fez e se faz presente à comunidade paranaense como o proscênio para a realização de manifestações cívicas, sociais, políticas, artísticas e religiosas, desde sua idealização nos anos 50, cabendo na atualidade o reconhecimento da importância deste conjunto como parte integrante da história do Paraná e a formalização da garantia de sua conservação futura", explica Marcos Venício Alves Meyer, membro do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
Rota dos vinhos

Governador sanciona leis para fomento do turismo rural

Imagem de destaque
Universo tecnológico

Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!

Imagem de destaque
Após ciclone

Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro

Imagem de destaque
Implementação

Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro


Escolas

O Conselho também decidiu pelo tombamento dos edifícios do Grupo Escolar D. Pedro II (Avenida Bispo Dom José, 2.567), do Grupo Escolar Dr. Xavier da Silva (esquina da Rua Marechal Floriano com a Avenida Silva Jardim) e do Grupo Escolar Cruz Machado (Avenida Bispo Dom José, 2.006), onde atualmente funciona a Delegacia de Antitóxicos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo