Com as férias escolares, o mês de julho é o segundo período do ano mais procurado para viagens. Dados de uma pesquisa recente divulgada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a FGV, mostram que nem a crise nem o fim da franquia de bagagem no setor aéreo - que acaba gerando aumento no preço das passagens de avião -, têm desanimado o turista brasileiro.
A intenção de viagem do nosso povo cresceu 15% em comparação com o mesmo período do ano passado. Também em alta está o uso do veículo nas viagens. De acordo com o mesmo levantamento do Mtur, a preferência por essa opção aumentou 47% em relação a 2016.
Dentro desse contexto, as caronas surgem como alternativa para quem deseja economizar em uma viagem. Segundo a plataforma de caronas BlaBlaCar, o número de assentos ocupados em viagens saindo de Curitiba no primeiro semestre deste ano cresceu mais de cinco vezes na comparação com o mesmo período de 2016. Foram mais de 36 mil vagas oferecidas em viagens que tinham a capital paranaense como ponto de partida. A justificativa para o movimento é o preço, mais atrativo do que outras alternativas de transporte.
Uma viagem de Curitiba (PR) para São Paulo (SP) de carona, por exemplo, acaba sendo quase cinco vezes mais barata que a de avião, 40% mais econômica que um ônibus convencional e ainda a chegada ao destino 1 hora antes. Já o trecho Curitiba – Florianópolis, pode sair oito vezes mais barato que o avião se feito de carona e 25% mais barato que um ônibus convencional.
Entre os principais destinos dentro do app a partir de Curitiba estão: Florianópolis (SC), Joinville (SC), São Paulo (SP), Ponta Grossa (PR) e Balneário Camboriú (SC). Essa é uma prova de que o brasileiro está mais aberto a novas experiências e formas de locomoção, estando disposto a conhecer cada vez mais a belezas nacionais e também do seu estado.