Destaque

Campos do Jordão sediará 43ª Festa da Cerejeira em Flor

19 jul 2011 às 08:56

Nos dias 30 e 31 de julho e também em 06, 07, 13 e 14 de agosto, Campos do Jordão será palco de sua festa mais tradicional: a 43ª Festa da Cerejeira em Flor.

Uma das principais atrações da Festa da Cerejeira em Flor é sem dúvida a culinária típica japonesa, que poderá ser saboreada pelo público presente. Entre as delícias, estará o Bentô, o Sushi, o Tempurá, a Truta na Chapa e o Udon, além do tradicional Yakissoba, uma espécie de macarrão incrementado com carne, vegetais e molhos especiais.


Também haverá barraca de salgados, doces, artesanatos da região, camisetas, CDs, bolsas, lembrancinhas, entre outras. Além disso, a festa conta, ainda, com diversas atrações musicais e danças típicas.


História


As primeiras cerejeiras vindas do Japão foram plantadas em 1936, por ocasião da inauguração do Sanatório Dojinkai. Eram da variedade "Takasago" e se adaptaram bem ao clima de Campos do Jordão e continuam apresentando belas floradas no início da primavera.


Em 1937, para comemorar a fundação da Colônia Lageado, o Dr. Shizue Hosoe enviou 10 mudas das variedades Taizan, Botan e Amazonas, plantadas pelos colonos da região. Esses plantios se constituíram teste bem sucedido, pois, as cerejeiras se aclimataram bem ao clima da Mantiqueira, sendo Campos do Jordão a única região no Brasil, onde as cerejeiras do Japão floresceram efetivamente.


Posteriormente foi introduzida a variedade Okinawa precoce, que floresce no inverno. O floricultor Mário Utyiama dedicou-se à multiplicação de outras variedades Benifuken, Yoshiro, e Oshima mediante enxerto em espécies diferentes produziu variedades híbridas.



A florada das cerejeiras começou a atrair japoneses de diversas regiões do Estado, saudosos do espetáculo das Sakuras em flor que, anualmente, presenciavam na sua terra. Com isso, o número de visitantes cresceu de ano para ano, fato que despertou nas autoridades jordanenses a idéia de criar um evento com festividades musicais, danças, feira de artesanato para recepcionar esses visitantes.


Em 05 de outubro de 1968, o Prefeito Municipal em exercício, Arakaki Masakasu sancionou lei da Câmara Municipal, de autoria do Vereador Fausto Bueno de Arruda Camargo, instituindo a Festa da Cerejeira em Flor.


As primeiras festas foram realizadas na "Cogumelândia", em Vila Jaguaribe, então propriedade de Mário Utyiama, posteriormente transferidas para o Bosque São Francisco Xavier, onde as cerejeiras floresciam em abundância, principalmente a variedade Yoko, plantadas por Hirofumi Haruna.


A 43ª Festa da Cerejeira em Flor é uma realização da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Recanto de Repouso Sakura Home e o Clube Cultural e Recreativo Cereja com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.


Serviço:


43ª Festa da Cerejeira em Flor


Dias: 30 e 31 de julho e 06, 07, 13 e 14 de agosto


Local: Parque das Cerejeiras Sakura Home


Endereço: Av. Tassaburo Yamaguchi, 2173


Vila Albertina – Campos do Jordão – SP


Horário: das 10h as 16h30


Entrada Franca

Para maiores informações acesse o site oficial da festa: www.guiacampos.com/festadacerejeira ou ligue (12) 3662-2911


Continue lendo