Nos dias 30 e 31 de julho e também em 06, 07, 13 e 14 de agosto, Campos do Jordão será palco de sua festa mais tradicional: a 43ª Festa da Cerejeira em Flor.
Uma das principais atrações da Festa da Cerejeira em Flor é sem dúvida a culinária típica japonesa, que poderá ser saboreada pelo público presente. Entre as delícias, estará o Bentô, o Sushi, o Tempurá, a Truta na Chapa e o Udon, além do tradicional Yakissoba, uma espécie de macarrão incrementado com carne, vegetais e molhos especiais.
Também haverá barraca de salgados, doces, artesanatos da região, camisetas, CDs, bolsas, lembrancinhas, entre outras. Além disso, a festa conta, ainda, com diversas atrações musicais e danças típicas.
Leia mais:
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!
Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro
Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro
História
As primeiras cerejeiras vindas do Japão foram plantadas em 1936, por ocasião da inauguração do Sanatório Dojinkai. Eram da variedade "Takasago" e se adaptaram bem ao clima de Campos do Jordão e continuam apresentando belas floradas no início da primavera.
Em 1937, para comemorar a fundação da Colônia Lageado, o Dr. Shizue Hosoe enviou 10 mudas das variedades Taizan, Botan e Amazonas, plantadas pelos colonos da região. Esses plantios se constituíram teste bem sucedido, pois, as cerejeiras se aclimataram bem ao clima da Mantiqueira, sendo Campos do Jordão a única região no Brasil, onde as cerejeiras do Japão floresceram efetivamente.
Posteriormente foi introduzida a variedade Okinawa precoce, que floresce no inverno. O floricultor Mário Utyiama dedicou-se à multiplicação de outras variedades Benifuken, Yoshiro, e Oshima mediante enxerto em espécies diferentes produziu variedades híbridas.
A florada das cerejeiras começou a atrair japoneses de diversas regiões do Estado, saudosos do espetáculo das Sakuras em flor que, anualmente, presenciavam na sua terra. Com isso, o número de visitantes cresceu de ano para ano, fato que despertou nas autoridades jordanenses a idéia de criar um evento com festividades musicais, danças, feira de artesanato para recepcionar esses visitantes.
Em 05 de outubro de 1968, o Prefeito Municipal em exercício, Arakaki Masakasu sancionou lei da Câmara Municipal, de autoria do Vereador Fausto Bueno de Arruda Camargo, instituindo a Festa da Cerejeira em Flor.
As primeiras festas foram realizadas na "Cogumelândia", em Vila Jaguaribe, então propriedade de Mário Utyiama, posteriormente transferidas para o Bosque São Francisco Xavier, onde as cerejeiras floresciam em abundância, principalmente a variedade Yoko, plantadas por Hirofumi Haruna.
A 43ª Festa da Cerejeira em Flor é uma realização da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Recanto de Repouso Sakura Home e o Clube Cultural e Recreativo Cereja com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.
Serviço:
43ª Festa da Cerejeira em Flor
Dias: 30 e 31 de julho e 06, 07, 13 e 14 de agosto
Local: Parque das Cerejeiras Sakura Home
Endereço: Av. Tassaburo Yamaguchi, 2173
Vila Albertina – Campos do Jordão – SP
Horário: das 10h as 16h30
Entrada Franca
Para maiores informações acesse o site oficial da festa: www.guiacampos.com/festadacerejeira ou ligue (12) 3662-2911