Brasília quer ser incluída no seleto grupo de cidades criativas da Unesco e para que isso aconteça, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, lançou nesta terça-feira (06), no Palácio do Buriti, a candidatura da capital federal na categoria Design. A ideia é que a cidade troque experiências com as demais integrantes da rede com o intuito de promover e desenvolver a cultura e turismo local.
A expectativa é de que o documento com o pleito seja entregue à entidade até 16 de junho e o anúncio das cidades selecionadas deverá ser feito em 31 de outubro. "Brasília é a junção de talentos e possui uma cultura diversa oriunda da mistura de pessoas que vieram de outros estados. É uma cidade inovadora em sua essência e sua inserção na rede ampliará o desenvolvimento cultural e turístico", defendeu o governador.
Reconhecida há 30 anos pela própria Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade já havia submetido uma candidatura à categoria Música em 2015, sem sucesso. Agora, um novo projeto com foco no Design será apresentado e as perspectivas são positivas.
Para fazer parte da rede, a cidade deve ser eleita em uma das categorias: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Filme, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. A rede reúne 116 cidades de 54 países. O Brasil conta com cinco integrantes neste seleto grupo: Curitiba, na categoria Design; Santos, na categoria Filme; Florianópolis e Belém, com a Gastronomia; e Salvador, com a Música.