O Brasil ganhou na última semana o prêmio de "Melhor Destino Internacional" no âmbito do Publituris Portugal Travel Awards 2011, em cerimônia realizada em Évora, Portugal. Para o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, o prêmio surgiu também como reconhecimento do crescente investimento que a Embratur tem feito no mercado português. "Temos acompanhado este aumento de turistas portugueses com mais investimento na promoção turística que, em 2010, totalizou R$ 4,9 milhões (cerca 2,1 milhões de euros)", explica ele.
Em 2010, o Brasil recebeu a visita de 189 mil turistas portugueses, representando 3,83% do total de entradas de visitantes estrangeiros no país. Este número significa um crescimento de 3%, comparado ao ano anterior, e coloca Portugal na nona posição dos principais países emissores de turistas para o Brasil, sendo o quarto em termos europeus. Portugal é um dos países prioritários e estratégicos do Plano Aquarela, o plano de marketing turístico da Embratur.
Desde 2004, os prêmios Publituris homenageiam as empresas e instituições que mais se distinguem na área do turismo em 12 categorias diferentes. Os finalistas são avaliados por um júri que se baseia nos seguintes critérios: conhecimento da realidade da empresa ou infraestrutura; política de comunicação coerente; capacidade de inovação; visibilidade mediática; prêmios nacionais e/ou internacionais arrecadados.