O Brasil está entre os 15 finalistas do prêmio WTTC Tourism for Tomorrow, premiação para organizações e estabelecimentos que adotam melhores práticas ambientais, mediante a conservação da biodiversidade, proteção dos habitats naturais e mudança climática.
Representando o País na categoria "Prêmio de Meio Ambiente", o Refúgio Ecológico Caiman, localizado no pantanal sul-mato-grossense, concorrerá com dois estabelecimentos: um do Reino Unido e o outro da Indonésia.
Considerado um dos maiores prêmios de turismo responsável do setor, a homenagem é organizada anualmente pelo (WTTC). Os vencedores serão anunciados no final de abril, durante a celebração da cúpula anual que o WTTC realizará em Bangkok, entre os dias 26 e 27 do mesmo mês.
Para o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a indicação confirma que o Brasil já é um excelente polo turístico aos olhos do mundo, e que o País está em consonância às ações sustentáveis adotadas por grandes empresas mundiais. "O Instituto apoia e reconhece a importância do prêmio. Além de minimizar impactos negativos ambientais e socioculturais, o consumo responsável dos serviços turísticos também promove benefícios econômicos para as comunidades locais e no entorno dos destinos, como é o caso do Refúgio Ecológico Caiman", destacou Lummertz.
Em 2014, o Brasil também foi representado no prêmio WTTC Tourism for Tomorrow. Bonito (MS) foi finalista na categoria Prêmio de Destino. O município ficou em segundo lugar, atrás da Costa Navarino, na Grécia.
"Estamos indo ao encontro da decisão da Organização Mundial do Turismo (OMT) ao designar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. O objetivo da Embratur é ampliar a compreensão e a conscientização da importância do turismo no compartilhamento do patrimônio natural, cultural e distribuição da riqueza proporcionada pelas viagens", afirmou o presidente Vinicius Lummertz.