A companhia chilena LAN e a brasileira TAM - que formam o grupo LATAM - apresentou na última semana em uma feira de aviação no Chile o novo design da cabine de passageiros de seus aviões. A novidade é a adoção de um assento superfino, que, segundo a fabricante Recaro, tem um terço do peso de seus concorrentes.
O fato de o assento ser mais leve faz a empresa economizar combustível, ainda segundo a Recaro. O modelo, revestido de couro, será usado inicialmente nos Airbus A321 da TAM, que faz voos dentro do Brasil, e nos A320 da LAN. Gradativamente, a renovação atingirá toda a frota do grupo LATAM.
Por ser fino, o assento abre duas possibilidades ao grupo: colocar mais assentos no avião, o que aumentaria as receitas da empresa mas diminuiria o espaço para as pernas dos passageiros; ou manter o mesmo número de assentos, aumentando a distância entre eles e o conforto para quem viaja. O LATAM não se pronunciou sobre qual opção pretende adotar.
Cores diferentes
Nos voos de longa distância, outra novidade: a distribuição dos assentos será parte azul, cor da LAN, parte vermelha, cor da TAM. Para os brasileiros, não vai mudar muita coisa tão cedo: o design começou nos Boeings 787-900 da LAN e integrará os futuros Airbus A350 da empresa. O 787-9 não voa para o Brasil e o A350 ainda não começou a fazer voos comerciais.
O novo design das cabines foi desenvolvido pelo escritório britânico PriestmanGoode.