Maior cidade brasileira, São Paulo completa, nesta quarta-feira (25), 463 anos. O "Pateo" do Colégio, marco zero da capital paulista, no centro histórico de São Paulo, ainda preserva a grafia e memória de 25 de janeiro de 1554 quando os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio dos jesuítas voltado para educação e formação dos indígenas. Apesar de preservar sua história, São Paulo é uma cidade vibrante e moderna, cheia de roteiros turísticos para agradar todos os perfis de visitantes.
O comércio e o entretenimento contribuem para a efervescência da metrópole que tem a fama de nunca dormir. São dezenas de centros comerciais e culturais, centenas de teatros, museus e casas noturnas, muitas festas populares, além de milhares de pizzarias, churrascarias, bares, padarias e restaurantes com a culinária de mais de 50 países.
O turismo de negócios é uma das marcas da economia local, tanto que a cidade foi o principal destino dos estrangeiros que vieram para o Brasil para negócios, eventos e convenções em 2015 - 45,1%.
Para celebrar a data, uma série de eventos serão realizados em toda a cidade. Shows musicais, exposições de arte, festivais de gastronomia, entre outras atividades culturais, são alguns dos programas que os paulistanos e turistas podem participar durante os festejos de aniversário da cidade.
Algumas atividades acontecem desde o último dia 23, como o Festival do Pastel e Cerveja Artesanal no Memorial da América Latina. Já o Festival do Sorvete, na Vila Butantan, vai até o dia 29.
Quem for hoje ao Mercado Municipal, outro aniversariante do dia e ícone da gastronomia paulistana, além de apreciar a beleza arquitetônica do prédio - de 1933 -, o colorido dos quiosques e degustar pratos tipicamente paulistanos, como pastel de bacalhau e sanduíche de mortadela, poderá ainda se divertir ao som do grupo Demônios da Garoa em uma apresentação marcada para as 15h.
Se estiver disposto para caminhar, o Walking Tour "Descubra São Paulo a pé" sairá do Shopping Light com 200 participantes às 9h. Além de conhecer o centro comercial tombado, os visitantes vão caminhar por atrativos históricos como Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Praça do Patriarca, Igreja de Santo Antônio, Rua São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Mosteiro de São Bento, Rua 15 de Novembro, Pateo do Colégio, Praça e Catedral da Sé e Largo São Francisco, entre outros.
Itinerário semelhante pode ser feito de ônibus partindo da Estação da Luz, uma das principais da cidade, de surpreende beleza arquitetônica e tombada pelo patrimônio histórico.
Conheça também:
Um dos maiores parques da cidade, com área verde, espaços para piquenique e lago. Ótimo para relaxar e curtir a natureza, além de opções de arte e cultura no Auditório, OCA e Pavilhão da Bienal.
Centro financeiro da cidade e palco de grandes eventos como a Corrida de São Silvestre, Parada Gay, Show da Virada, manifestações e passeatas. Outro atrativo da Paulista é o MASP, um dos principais museus da capital.
Além de conhecer parte da história da cidade, no Bixiga o turista pode degustar os pratos de algumas das melhores cantinas italianas de São Paulo.
Comunidade nipônica marcada pelo comércio e restaurantes japoneses. Além de degustar os sabores da gastronomia oriental, o visitante poderá comprar lembranças típicas.
Bairro boêmio repleto de bares com decoração cult, música ao vivo e MPB, sebos e brechós pelas ruas.