Doze aeroportos do Brasil, situados nas cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo em 2014, vão receber máquinas de venda de alimentos e bebidas. Elas ficarão em 143 pontos de venda em saguões e salas de embarque e desembarque domésticos e internacionais.
A estimativa é que elas entrem em funcionamento ainda em 2011, com o intuito de atender à demanda da alta temporada, de acordo com contratos assinados na última sexta-feira (11) pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).
Na avaliação do diretor comercial da Infraero, Geraldo Moreira, a instalação das máquinas vai diversificar a oferta de produtos e serviços na área de alimentação dos aeroportos. As máquinas vão disponibilizar bebidas não alcoólicas (refrigerantes, sucos e água), lanches (salgadinhos e sanduíches) e opções de café e chá. E, para adquirir um produto, o consumidor terá no mínimo duas opções de pagamento, de acordo com o contrato assinado.
Sobre as máquinas
As máquinas foram distribuídas em oito lotes, arrematados pelas vencedoras em um pregão eletrônico realizado no último mês de agosto. Os contratos foram assinados por Moreira e os representantes das empresas ganhadoras.
Além dos espaços para instalação das máquinas, o contrato prevê a concessão de 15 locais - um para cada terminal de passageiros - destinados ao depósito de alimentos e bebidas.
Os aeroportos que receberão as máquinas de venda são os de Brasília (DF), Confins (MG), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Galeão (RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA) e Viracopos (SP). (Com informações do InfoMoney/Agência Brasil)