O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, foi eleito o melhor aeroporto brasileiro no Prêmio Aeroportos + Brasil 2016, entregue nesta quarta-feira (9).
O prêmio é organizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O aeroporto também foi lembrado nas categorias: Restituição de bagagem mais eficiente; Aeroporto mais cordial; e Raio-x mais eficiente.
No início de 2016, a Infraero concluiu a obra de ampliação do terminal de passageiros do Afonso Pena. O Aeroporto está preparado para atender a demanda atual e futura da região.
Com o término dos serviços da ampliação, que receberam investimentos de R$ 267,1 milhões, o terminal agora está com uma área de 112,17 mil m² (a anterior era de 45,93 mil m²), e a capacidade do aeroporto passou de 7,8 milhões de passageiros para 14,8 milhões de passageiros por ano. Em 2015, foram registrados 7,2 milhões de embarques e desembarques.
Atualmente, passageiros e demais usuários podem usufruir de novas salas de embarque, de aproximadamente 16 mil m², oito novas pontes de embarque, 32 novos balcões de check-in, cinco esteiras de bagagem, oito elevadores, oito escadas rolantes, além de uma nova estrutura de canais de inspeção, banheiros e áreas comerciais.
Além da ampliação do saguão de desembarque, o novo acesso para embarque doméstico, as vias internas de serviço, a nova Ala Alfandegada para desembarque Internacional e demais espaços operacionais.
Esta é a segunda edição do prêmio. Em 2015, o Aeroporto Internacional do Recife (PE) foi eleito o melhor.