A temporada de cruzeiros marítimos de 2009 já é considerada a maior dos últimos anos. Segundo estimativas da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítima (Abremar), 14 navios estão circulando na costa brasileira e ficarão por aqui até 17 de abril e somente neste período serão criados 9.862 empregos diretos, dos quais 25% para tripulantes brasileiros.
Terminada a temporada brasileira, os navios seguem para outros portos em outros países e empresas já estão recebendo inscrições para os interessados em trabalhar nos transatlânticos. Para Jasson Firme, diretor da CI, esta é uma grande oportunidade para quem quer ganhar em dólar, conhecer outros destinos e começar o ano "fazendo um pé de meia". "Os navios pagam em dólar e os selecionados não gastam com alojamento nem alimentação. Tudo é feito no navio", explica.
As seleções começam a partir de fevereiro e para conseguir uma dessas cobiçadas vagas, os candidatos precisam ter de 18 a 32 anos, falar inglês fluentemente (ter outros idiomas representa uma vantagem na seleção) e estarem dispostos a atuar nas mais diversas funções existentes nos navios (copeiras, atendentes, garçons, arrumadeiras, etc).
Os contratos têm duração de, no mínimo, três meses e podem ter duração de até 18 meses. O contrato de trabalho segue as leis trabalhistas da bandeira a qual o navio pertence. "As gorjetas já estão inclusas nos pacotes pagos pelos passageiros, mas há sempre aqueles turistas dispostos a gratificar os bons atendentes", afirma Jasson.
A temporada de cruzeiros começou em novembro do ano passado. O Brasil recebeu pela primeira vez os navios MSC Música (MSC Cruzeiros), Costa Mediterrânea (Costa Cruzeiros), Celebration, Soberano e Imperatriz (CVC). A frota da temporada 2008/2009 ainda conta com os navios Opera, Sinfonia, Romântica, Mágica, Escape, Splendour, Zenith, Mistral e Pacific.