Conheça o Paraná

Programa turístico quer recuperar e difundir a histórica cidade da Lapa

12 jul 2016 às 09:36

Que a cidade da Lapa, no Paraná, é um dos destinos mais charmosos do Sul do Brasil, muita gente já sabe. Com sua origem ligada ao tropeirismo, a cidade, localizada na região metropolitana de Curitiba, é uma das mais antigas do Estado. Seu Centro Histórico mantém características originais da época, ruas de paralelepípedos, construções no estilo português dos séculos VXIII e XIX chamam atenção de quem visita a cidade. Além disso, a Lapa carrega em sua rica história um dos episódios mais importantes da república brasileira: o Cerco da Lapa. Em 1894, a cidade ficou sitiada por 26 dias quando o exército local conteve o avanço da Revolução Federalista, que pretendia instituir sua própria forma de governo no Sul por rejeitar a República.

Para difundir essas histórias e oferecer um programa turístico completo aos visitantes, acaba de ser lançado o programa "Tropeiro Urbano", uma parceria entre o Hotel Tropeiro da Lapa e a Pousada Tropeira, que conta com o apoio dos comerciantes locais. O programa, que tem duração de um dia, fará com que os turistas aproveitem o melhor que a cidade da Lapa tem para oferecer. O "Tropeiro Urbano" une história e entretenimento, oferecendo passeios guiados pelos museus e edifícios históricos da cidade, apresentações musicais e culturais, almoço típico, café com mistura e hospedagem de uma noite.


Divulgação


Divulgação


"Entre os séculos XVII e XIX, os tropeiros se tornaram responsáveis pelo comércio e transporte de animais e mercadorias por todo território que passavam. Os locais onde eles paravam acabaram virando freguesias, vilas e cidades, com fortes heranças culturais que foram espalhadas, principalmente, no trajeto que ia do Rio Grande do Sul até São Paulo, tendo a cidade da Lapa, no Paraná, como uma das principais paradas. Foi aí que a Lapa começou a ganhar força e importância. É essa história rica e repleta de encantos culturais e gastronômicos que queremos mostrar aos turistas", explica o historiador e idealizador, Márcio Assad.


Divulgação


Divulgação

O Tropeiro Urbano já está disponível e custa R$ 135,00 (por pessoa). Os agendamentos de passeios podem ser feitos pelo telefone (41) 9986-1011 ou na página oficial do programa no Facebook.


Continue lendo