Se você procura um lugar simples, com muito verde e gente acolhedora, não pode deixar de visitar a Casa Müller, um dos atrativos da Rota do Café, no Norte do Paraná. Pode até parecer estranho que uma vinícola faça da parte de uma rota criada em homenagem ao café, a principal cultura do Estado entre as décadas de 40 e 70. Acontece que no passado o sítio era um forte produtor do grão, mas seus proprietários acabaram cedendo aos encantos da vitivinicultura (produção de vinho) e ao cultivo de outras frutas.
Na propriedade, que fica no Distrito da Warta, em Londrina, é possível conhecer um pouco mais sobre produção de vinho. O sítio de 5 alqueires é aberto à visitação todos os dias, exceto aos domingos de manhã, quando a família vem à cidade comercializar seus produtos na Feira do Produtor.
Administrado pelo casal Eloy e Cleide Muller e pelo filho Alisson, o sítio tem como principal atração a produção artesanal de vinhos. Dá para conhecer o local onde se prepara o vinho e ainda comprar a bebida.
Leia mais:
Verão Maior Paraná: palcos Sunset terão mais de 48 shows gratuitos de artistas paranaenses
Verão no Paraná: confira destinos imperdíveis para as férias
Rota das Lavandas completa dois anos e atrai visitantes a Londrina e outras cinco cidades
Dia de Santo Antônio terá distribuição de bolo com medalhinhas, missas e quermesse em Cambé
Além da produção de vinho, a família produz morangos na propriedade. Entre junho e novembro, a plantação da fruta é uma atração à parte. "Chama bastante atenção, principalmente das crianças que aprendem quando os frutos estão maduros e como comprá-los", diz Cleide. Os frutos são doces e orgânicos. Neste ano a safra já está começando.
Outro atrativo do lugar é uma mata nativa de aproximadamente um alqueire. Os proprietários dizem que estão sempre preparados para atender os visitantes, só que os grupos com mais de dez pessoas têm que agendar o passeio.
"Há vários anos recebemos grupos de escolas, de terceira idade e também de pessoas que vêm de fora de Londrina", afirma Cleide. Para conhecer o local o visitante paga uma taxa de R$ 20. As visitas, para grupos ou famílias, devem ser agendadas com antecedência.
Grupos com 20 pessoas ou mais ainda podem se deliciar com um reforçado café rural (da manhã ou da tarde). As delícias são todas preparadas pela própria família Müller. os cafés também devem ser agendado e custam R$ 45 por pessoa.
Serviço:
Vinícola Casa Müller
Endereço: Distrito de Warta
Telefones: (43) 3398-4212
Visitação: o local é aberto todos os dias das 8h às 17h. Aos domingos, o horário é das 14h às 17h
Como chegar: siga pela Rodovia Carlos João Strass. No trevo dos Cinco Conjuntos, pegue sentido Warta. Antes de chegar ao trevo que vai para Sertanópolis e Bela Vista do Paraíso, entre à esquerda numa estrada que fica em frente a um posto de gasolina.
Ponto de referência: Café Odebrecht
Conheça o casal Müller: