Considerada como uma das cem grandes obras de engenharia no Brasil, a estrada de ferro que liga Curitiba
à região litorânea do Paraná encanta o olhar de turistas há mais de um século. Com 126 anos de história, a ferrovia fica em uma das porções mais preservadas de Mata Atlântica do País. Entre túneis, pontes, picos e montanhas, a viagem com o Trem da Serra do Mar é o segundo passeio mais procurado no Paraná, perdendo apenas para as Cataratas do Iguaçu.
O passeio é realmente encantador. Seguindo pela centenária estrada de ferro, os passageiros conhecem paisagens belíssimas, como o conjunto montanhoso do Marumbi, Cascata Véu da Noiva e o Morro do Cachorrinho. Outro ponto de destaque é a passagem pela Ponte São João, inaugurada em 1884, maior ponte do trajeto e que possui um vão livre de 110 metros de altura.
Ao longo do percurso o turista passa ainda pelas pitorescas cidade de Morretes e Antonina, que contempla o Parque Estadual Pico do Paraná, e que já abrigou um empreendimento das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. A igreja da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Pilar, que figura entre outras construções datadas de séculos passados, pode ser vista do trajeto.
São três horas para descer a Serra, em uma viagem repleta de atrativos visuais, que pode ser feita de segunda a sábado com saída às 9h15, ou aos domingos às 7h30. O retorno à Curitiba acontece ao final da tarde ao pôr do sol e pode ser feito de trem ou van, para quem quiser contemplar as belezas da histórica Estrada da Graciosa, datada do século XIX.
O trecho Morretes à Curitiba pode ser adquirido pela TT Operadora, que oferece pacote com preço especial a partir de R$ 95 por pessoa em classe turística. Os pagamentos podem ser feitos em até 10 vezes sem juros em todos os cartões de crédito. (Fonte: Revista Ecotur)