O Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa, é rodeado de beleza e paisagens naturais. A região faz parte dos Capos Gerais e o parque é famoso pelos arenitos formados há mais de 300 milhões de anos. Vila Velha fica apenas a 80 km de Curitiba e é um destino diferente e interessante para conhecer as belezas do Paraná.
O parque foi criado em 1953, mas ficou muito tempo negligenciado. Em 2001 o lugar passou a ter mais regras para os visitantes e proteção ambiente coerente com as necessidades do espaço.
Existem diversas espécies em extinção vivendo no arredores de Vila Velha, além de muitas vistas de tirar o fôlego. Os passeios proporcionados pelo parque são muitos. Existem trilhas, feitas especialmente para ver os arenitos. Essas formações rochosas são enormes, ultrapassam 20 metros de altura, e tê muitas formas diferentes. É uma das maiores atrações de turistas para o interior do Paraná.
Leia mais:
Verão Maior Paraná: palcos Sunset terão mais de 48 shows gratuitos de artistas paranaenses
Verão no Paraná: confira destinos imperdíveis para as férias
Rota das Lavandas completa dois anos e atrai visitantes a Londrina e outras cinco cidades
Dia de Santo Antônio terá distribuição de bolo com medalhinhas, missas e quermesse em Cambé
Além da trilha pelos arenitos, há uma trilha especial para o Bosque de Vila Velha, com um trajeto calçado para maior conforto dos turistas. Os passeios são pagos, mas bem baratos. Para os brasileiros, a trilha dos arenitos sai por R$10 e o passeio completo: arenitos, bosque e visita às furnas e à Lagoa Dourada, sai por R$25. Esses valores incluem todo o transporte interno pelo parque e os guias de Vila Velha.
Para quem for a Curitiba e decidir ficar um pouco mais, é uma viagem pequena e vale muito a pena. Vila Velha é uma das mais belas paisagens do Paraná, tudo por preços justos e não é necessário mais que um dia para ver todo o parque e se encantar com as vistas.
(Com informações de Pé na Estrada)