O Paraná é um Estado rico em belezas naturais que vão muito além da região serrana e do litoral. Bom exemplo é a região dos Campos Gerais, repleta de áreas verdes, rios límpidos e monumentos rochosos.
Com a proximidade de mais um feriadão (2 de novembro), que tal programar uma pequena viagem e dar um pulo até Tibagi, que já foi eleita a "melhor cidadezinha do Brasil"? O destino fica 'logo ali', a 210 km de Londrina.
Um dos 42 municípios que integram a bacia do rio do mesmo nome, situada na "Rota dos Tropeiros" (centro leste do Paraná), Tibagi é considerado um dos mais belos municípios brasileiros.
Além de sua incrível beleza natural, com suas quedas d'água e praias, outro motivo atraiu no passado inúmeros exploradores para a região: paulistas iniciaram a fase de garimpo do rio Tibagi, conhecido desde meados do século XVIII como El-Dorado, encontrando ouro e diamante, espalhando sua fama por todo o Brasil, atraindo garimpeiros de todas as partes. Até hoje a região é conhecida como 'a terra dos diamantes'.
Destacam-se como atrativos naturais o Parque Estadual do Guartelá, om seus fantásticos "canyons", como o do Rio Iapó, mais conhecido como Canyon Guartelá (6º maior do mundo), suas cachoeiras e insinuantes formações rochosas. Percorrendo suas várias trilhas, pode-se descobrir inúmeras belezas, como a Cachoeira da Ponte de Pedra, com queda de quase 200 metros.
Alguns outros, como o Salto Santa Rosa, com uma queda de 60 metros que forma uma piscina natural, ou o Salto Puxa Nervos, o Arroio da Ingrata (ou recanto do Marins), estão localizados em áreas particulares, havendo a necessidade de contato antecipado para visitação. para mais informações acesse o site da Prefeitura de Tibagi (http://tibagi.pr.gov.br/turpage).
Para que gosta de esportes de aventura, alguns exemplos são: o Morro da Comuna, eleito pelos adeptos de parapente como um dos melhores sítios de vôo-livre do Estado do Paraná.
O Morro já sediou festivais e campeonatos estaduais do segmento, desenvolvendo uma nova modalidade esportiva no município.
O rio Tibagi que corre sobre um leito que propicia magníficas cachoeiras e belos saltos, atrativos especiais para os adeptos de esportes aquáticos radicais, como o rafting e canoagem.
A pista de canoagem em Tibagi é utilizada atualmente por atletas de uma escola de canoagem local, além de competições internacionais.
Algumas distâncias: Tibagi se localiza a 260 km de Maringá, 210 km de Londrina, 210 km de Curitiba, 210 km do Estado de São Paulo, 100 km de Ponta Grossa, 640 km de Foz do Iguaçu e 640 km da Capital de São Paulo.