A estrada da Graciosa é um caminho que liga a capital Curitiba à serra paranaense, e é considerada a via mais bonita do Paraná e uma das mais bonitas do país. A estrada encanta os turistas que por ela passam, com sua flora - que possui muitas flores variadas-, riachos, cachoeiras e muitas paisagens bonitas por sua extensão.
A Graciosa atravessa o trecho da Mata Atlântica de maior área preservada no Brasil inteira, o que torna a passagem por ela mais especial. A passagem pela estrada da Graciosa além de bonita, faz parte da história do Paraná.
Construída em 1873, um pouco depois da consolidação do Paraná como província, ela foi a única estrada pavimentada ligando o estado ao litoral por muitos anos. Era a principal rota para o transporte da produção agrícola da região.
Leia mais:
Rota das Lavandas completa dois anos e atrai visitantes a Londrina e outras cinco cidades
Dia de Santo Antônio terá distribuição de bolo com medalhinhas, missas e quermesse em Cambé
Feriado perto da natureza: parques estaduais do Paraná estarão abertos no Corpus Christi
Recorde no Guinness: menor cemitério do mundo é atração turística do Paraná
Por todo o trajeto, é possível encontrar mirantes, churrasqueiras e banheiros, toda uma estrutura preparada para que a viagem do estado para a serra seja a mais tranquila possível. Os principais destinos que levam os turistas às estradas e particularmente passando por esta estrada, são as cidades históricas de Morretes, Antonina e Paranaguá.
Além da riqueza de conhecer a bela serra paranaense, passar pela estrada da Graciosa é um experiência à parte, agregada às belezas do Paraná. Mesmo que a intenção não seja conhecer nenhuma das cidades históricas, curitibanos e turistas visitando a capital, têm a opção de dirigir pelo trajeto por um dia e ver sua beleza inegável com uma paisagem de tirar o fôlego.
(Com informações de Fala Turista e Férias Brasil)