A cidade de Irati, na região central do Paraná, foi criada no dia 15 de julho de 1907, seu nome tem origem no vocábulo Tupi que quer dizer "rio ou região de mel".
O desenvolvimento do município se deve a instalação da estrada de ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul, e a construção da ferroviária dentro da cidade. Com a chegada da estrada de ferro houve significativas melhoras no transporte, comércio e comunicações.
Em 1909 começaram a chegar em Irati os imigrantes holandeses, alemães, ucranianos, poloneses e italianos que trouxeram consigo costumes e tradições que se encontram presentes até hoje na vida dos iratienses.
Graças a essa mescla de povos, hoje a cidade possui uma rica e diversificada cultura que pode ser comprovada pelos visitantes que passam por aqui.
Quem visita Irati não pode deixar de visitar e conhecer alguns atrativos culturais que fazem parte da história do município, e os atrativos naturais que são encontrados no interior do município e também dentro da área urbana. São inúmeras quedas d’água que enchem os olhos daqueles que as visitam não só pela primeira vez.
Principais atrativos turísticos
Casa da Cultura - Guarda em seu acervo parte significativa da história de irati e do município presente nas mais variadas formas de documentos.
Nossa Senhora das Graças - É em Irati que também está localizada a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do mundo, com 22m de altura. A imagem foi erigida em 1957 para celebrar os 50 anos do município, e hoje o local recebe excursões religiosas e turistas de vários lugares do País.
Nossa Senhora das graças
Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha - Localizado na área urbana do município, o local possui um lago artificial, mini-estação ferroviária, quadras esportivas, play-ground e pistas de caminhada. É ponto de lazer nos finais de semana e local sede de grandes festas e eventos municipais.
Arquitetura Religiosa
A religiosidade em Irati é muito forte e muito presente na vida da população, por este motivo a cidade possui inúmeras edificações de capelas e igrejas, sendo algumas delas:
Belezas naturais
Em meio à mata nativa encontram-se belas cachoeiras com área para banho e com lindas paisagens para contemplação.
Cachoeira do Itapará – Está localizada no distrito de Itapará à 45 Km da Cidade.
Cachoeira do Faxinal dos Antônios – Localiza-se na localidade do Faxinal dos Antônios, a 44 Km da cidade.
Cachoeira do cadeadinho
Cachoeira do Cadeadinho - Está localizada a 36 km da cidade na localidade do Cadeadinho.
Cachoeira Vista Alegre - Localizada no interior do município, a 43 km da cidade.
Caverna do Canhadão - A caverna possui 48m de largura e 52m de comprimento, e a maioria dos visitantes são estudantes e a Secretaria da Agricultura do município. Para se chegar até a caverna é necessário percorrer 30 km por estrada de cascalho, e 1 km a pé no meio da mata. A área onde se localiza a caverna é de propriedade de Belarmino Camilo.
Artesanato
Macramê
O Macramê conhecido também como Brolha, é um trabalho que foi trazido pelas imigrações que chegaram a Irati, principalmente pelas senhoras eslavas e portuguesas. O Macramê tem raízes no Egito e na China.
Folclore
Na cidade é possível ter contato com algumas tradições europeias, pois existem no município grupos folclóricos, polonês e ucraniano, e dois centros de tradições gaúchas.
Gastronomia
Também se originou a partir dos costumes dos povos que se instalaram na cidade, como o Pierogue - prato típico à base de massa - especialidade das culinárias Polonesa e Ucraniana; e o Borrego no Rolete, encontrado nas principais festas anuais do município.
Mais Informações:
www.irati.pr.gov.br
turismo@irati.com.br
Telefone: (42) 3423 1118
Fotos: Acervo Prefeitura Municipal de Irati e Diogo Lüders Fernandes