Você já deve ter lido aqui no Bonde que Prudentópolis, no Sul do Paraná, é considerada a terra das cachoeiras gigantes. Entre centenas de lindas quedas d'água que encantam os turistas na região, uma das que mais se destaca é o Salto São João. Com 85 metros de altura, o salto é também um atrativo bastante procurado pelos visitantes, por sua facilidade de acesso e beleza.
Mesmo não sendo um dos mais altos da região, o Salto São João impressiona tanto pelo cenário em que se encontra e pela exuberância de sua paisagem ao longe, quanto pela intensa vibração de suas águas próximo à queda.
Seguindo o curso do rio é possível tomar banho em outras quedas menores que formam refrescantes piscinas, com pouca profundidade. Além disso, o salto possibilita a prática de rapel e também avistar o belíssimo Canyon do Rio São João.
O Salto São João fica em Barra Bonita, a 22 km da sede do município. São 7 km em asfalto e 15 km em estrada de chão batido. Pode parecer um pouco distante, mas o caminho vale a pena. Ao longo do percurso avista-se belas paisagens de campos e pinheirais, além de algumas típicas casas que marcam a colonização ucraniana da região.
Prudentópolis tem mais de 100 cachoeiras catalogadas. A maior delas é o Salto São Francisco com 196 metros, considerada a maior queda d' água do Sul do País. A cidade fica a 331 km de Londrina e a 203 km de Curitiba.