Como Chegar
BR 476
BR 116
BR 277
BR 376
PR 423
PR 421
Principais Atrativos
Leia mais:
Verão Maior Paraná: palcos Sunset terão mais de 48 shows gratuitos de artistas paranaenses
Verão no Paraná: confira destinos imperdíveis para as férias
Rota das Lavandas completa dois anos e atrai visitantes a Londrina e outras cinco cidades
Dia de Santo Antônio terá distribuição de bolo com medalhinhas, missas e quermesse em Cambé
Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
A primeira capela construída em Tindiqüera, no ano de 1837. Gradativamente, a população foi transferindo-se para as margens do Rio Iguaçu e em 1848, a sede do curato de Tindiquëra passa para o local em que estava à capela de "Nossa Senhora dos Remédios do Yguassu". Em 1855 foi elevada a categoria de paróquia.
O Padre João Guerra, vigário da paróquia, começou a reconstrução, que foi concluída em 1903, já na gestão do Padre José Anusz e do seu sucessor Monsenhor José Norch em 1909, período em que houve melhoramento significante da igreja. Em 1942 com o Padre Afonso Paszkiewicz a Igreja Nossa Senhora dos Remédios recebeu novos sinos, harmônio de dois teclados, pintura externa e nova pia batismal, mais tarde, foi construída uma ampla casa paroquial. Mais tarde, ainda na sua gestão, foi construída uma ampla casa paroquial.
Com o Padre João Palka, em 1954, iniciou-se a edificação da nova Igreja Matriz, concluída pelo seu sucessor, Padre Francisco Wierzba, em 1959. Localiza-se na Praça Doutor Vicente Machado – centro Tel. (41) 3642-1291.
Horário de visitação: diariamente 8h às 12h e das 13h às 16h.
Igreja de São Miguel
A capela foi construída em 1882, na localidade denominada "Campina dos Ausentes", sob a orientação do engenheiro Virgílio da Gama Lobo, em terreno doado por Aleixo Trauczynski, depois de muita polêmica entre os colonos poloneses, galicianos e silicianos quanto à escolha do local. No dia 10 de dezembro de 1884, a igrejinha foi visitada pela Princesa Izabel, a qual menciona em carta-diário dirigida a seu pai, o Imperador D. Pedro II, que "... a capela é bonitinha, mas horrivelmente pequena para os 3000 colonos que existem em Thomaz Coelho". Em 1888 a capela foi reformada às custas dos próprios colonos. No mesmo ano, foi criado o curato de Thomaz Coelho, tendo como sede a Capela de São Miguel, elevada à categoria de Matriz em 15 de dezembro de 1936. Em 1937, a capela foi restaurada, tendo como vigário o Padre Boleslau Bayer. O Padre Francisco Madej, em 1948, deu inicio a ampliação (6m x 15m) com a orientação do engenheiro Ficinski, sendo concluída em 1952. Durante esta reforma, a Igreja recebeu altar de mármore importado em diversas cores, com ornamentos em bronze, o piso da escadaria do altar foi executado em mármore de Carrara. A pintura interna é do começo da década de 1950, apresentando motivo floral e anjos, tudo em policromia viva. No piso foi usada a técnica de ladrilhos hidráulicos, com motivos geométricos. As portas e janelas testemunham o gosto pelo estilo neogótico, comum na época, linguagem esta que foi adotada na maioria das reformas feitas em edifícios dos programas religiosos da época. Entre 1971 e 1973, a igreja foi reformada na sua parte externa. Localiza-se na Rua Boleslau Bayer. Tel. (41) 3643-1240.
Horário de visitação: nos horários de missa ou agendar com as irmãs da Casa Betânia.
Caminhos de Guajuvira
Pequena comunidade histórica e tradicional, localizada às margens do rio Iguaçu e da antiga estrada de ferro.
O roteiro possui aproximadamente 42 km, envolvendo diversos pontos para visitação. Existem propriedades localizadas em outros recantos que estão prontas para serem visitadas. Ao longo do percurso o visitante pode conhecer o estilo de vida do homem do campo e tem a oportunidade de levar para casa produtos frescos direto do produtor.
Todos os sábados um ônibus leva os turistas passando pelos pontos de visitação do roteiro. O ônibus sai do Centro de Informações às 13h30. A passagem custa R$ 3,50. Menores de 05 anos não pagam. Pode ser realizado o agendamento para o passeio de sábado pelo telefone (41) 3901-5214. O Centro de Informações Turísticas atende de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h30, e sábados das 10h às 18h30.
Parque Cachoeira
Criado em 1982, com extensão de 300.000 m², o Parque Cachoeira possui mata nativa, um Complexo Esportivo que conta com ginásio, lago e ribeirão, atraindo pessoas que buscam contato com a natureza.
O parque abriga ainda: o Museu Tingüi-Cuera com Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres, a Aldeia da Solidariedade, a Casa do Artesanato, o Ginásio de Esportes Joval de Paula Souza, a Casa Suíça (Cantinho Infantil), cinco quiosques com churrasqueiras e a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A visitação acontece principalmente nos finais de semana e feriados. Tel. (41) 3901-5037. Localiza-se na Rua Ceará, 65 – Jardim Iguaçu.
Museu Tingüi-Cuera
Inaugurado em 1980, foi transferido em 1982 para o endereço atual, no antigo prédio que abrigava a indústria de massa de tomate e farinha de milho, que pertenceu à família Torres. É um museu histórico e seu acervo reúne objetos do trabalho e do cotidiano dos antigos moradores do município. Conta com sala técnica, auditório Júlio Grabowski e Arquivo Histórico Municipal Archelau de Almeida Torres. Informações Tel. (41) 3901-5037 e-mail: [email protected] . Localiza-se na Rua Ceará, 65 – Jardim Iguaçu (Parque Cachoeira).
Horário de atendimento: segunda-feira das 13h30 às 17h30, terça-feira à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.
Arquivo Histórico
O Arquivo Histórico Municipal Archelau de Almeida Torres, foi criado em 11 de abril de 1996. Conta com fotografias, slides, fitas de vídeo, livros e documentos escritos que registram a história de Araucária. O arquivo encontra-se nas dependências do Museu Tingüi-Cuera, dentro do Parque Cachoeira e está aberto para pesquisas no local. Informações Tel. (41) 3901-5067.
Horário de atendimento: segunda-feira das 13h30 às 17h30; terça-feira à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Aldeia da Solidariedade
Constituída por centenárias edificações em madeira rudimentar, construída pelos poloneses que chegaram à região. Em 1982, foram transferidas de Thomaz Coelho, Roça Velha e Roça Nova para o Parque Cachoeira. Conta com duas casas, chiqueiro, paiol e picador de palha, utilizados para oficinas de arte e artesanato. Localiza-se na Rua Ceará, 65 – Parque Cachoeira. Informações Tel. (41) 3901-5195 - e-mail: [email protected]
Horário de visitação: de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados é permitida a visitação externa às casas no horário de funcionamento do Parque Cachoeira das 10h às 17h.
Casa do Artesanato
Arquitetura típica da imigração polonesa, construída em 1887. Originalmente localizada em Roça Nova, teve como seu primeiro proprietário Antônio Duran. Adquirida de Leonardo Gawlak em 1996 pela PETROBRÁS onde ficou instalada até novembro de 2001, quando foi doada para a Prefeitura Municipal de Araucária, tornando-se a Casa do Artesanato.
Aberta para o público em 11/02/2003 no Parque Cachoeira, com artesãos do município, que fazem da casa um local de grande diversidade cultural e artesanal e com venda de produtos. Informações Tel. (41) 3552-3211, e-mail: [email protected] Localiza-se na Rua Ceará, 65 – Jardim Iguaçu (Parque Cachoeira).
Horário de visitação: de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.
Parque das Pontes
Construídas entre 1912 e 1915, as pontes metálicas substituíram as antigas pontes de madeira, edificadas por Walter Joslin, responsável pela manutenção da estrada. Foi pelas pontes de madeira que passou o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz em 1880 quando veio ao Paraná, e na viagem de volta da Lapa à Curitiba passou pela Freguezia do Iguassú (antigo nome de Araucária). Em homenagem à ilustre visita, a estrada que ligava Curitiba à Lapa ficou conhecida como "Estrada do Imperador".
Em 2005 após restauração das pontes metálicas, foi criado o "Parque das Pontes", com intuito de integrar a história com a preservação ambiental, possibilitando assim a conservação da mata nativa e melhor utilização do local. Localiza-se no prolongamento da Rua Benjamim Constant – Centro.
Horário de visitação: diariamente – a visitação é livre, por se tratar de um local aberto, sem portões, não há restrições quanto aos horários de visitação, porém o parque não dispõe de equipamentos de apoio ao visitante, tais como sanitários e lanchonetes.
Parque Romão Wachowicz
Foi criado pela Prefeitura Municipal em 27 de julho de 1995 com intuito de preservar a memória da imigração polonesa. No local encontra-se a Capelinha de São Miguel, o Memorial da Imigração Polonesa, um mirante com vista para a Barragem do Passaúna, um pequeno bosque, um pomar, um anfiteatro, uma pequena trilha que contorna o parque e alguns recantos com bancos.
A imigração polonesa na região de Araucária iniciou-se em Thomaz Coelho, que foi a maior colônia de imigrantes poloneses das circunvizinhanças da capital fundada por Lamenha Lins em 1876 e tinha como objetivo abastecer a capital do Estado com gêneros agrícolas. A grande religiosidade destes imigrantes registra-se em Araucária através da construção de capelinhas em terrenos particulares. Localiza-se na Avenida Centenário, 1105.
Horário de atendimento: terça-feira à sexta-feira das 8h às 17h30, sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.
Capelinha de São Miguel
Foi construída em 1894, pelo imigrante polonês Miguel Gurski em seu terreno particular. A capelinha foi restaurada em 1981. Em 1995, a capelinha foi novamente restaurada e atualmente faz parte do Memorial da Imigração Polonesa.
Memorial de Imigração Polonesa
Conta com fotos de Thomaz Coelho do início do século XX e fotos da década de 1980, além de documentos referentes à região. As fotos do início do século XX foram cedidas pelo professor Ruy Wachowicz, sendo reproduções de revistas polonesas editadas em Cracóvia do início daquele século. As fotos da década de 1980 são de João Urban. O Memorial é uma pequena homenagem à colônia que um dia foi tão próspera e hoje dá lugar à barragem do Rio Passaúna, que abastece Araucária e parte de Curitiba, onde 179 propriedades de terras férteis deixaram de existir. Informações Tel. (41) 3643-7233. Localiza-se na Avenida Centenário, 1105
Horário de funcionamento: de terça-feira à sexta-feira das 8h às 17h30, sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.
Casa da Cultura
Casa construída em 1895 serviu como Casa Paroquial e a parte frontal foi utilizada como capela para atender os ofícios religiosos enquanto se construía a Igreja Matriz. Com a morte do Padre José Soja, que era o proprietário, o imóvel passou a seus herdeiros e posteriormente a outros proprietários. Adquirida pela prefeitura municipal, foi tombada em 28 de janeiro de 1981, pelo Decreto Municipal N° 2582/81. Restaurada, primeiramente em 1991, atualmente encontra-se fechada para restauração. Informações Tel. (41) 3901-5330 / 3901-5380 / 3901-5410 / 3901-5440. e-mail [email protected] . Localiza-se na Praça doutor Vicente Machado, 258 – Centro.
Portal Polônico
Inaugurado em 9 de abril de 2000, data do encerramento do IV Congresso Polônico da América Latina. O Portal Polônico mostra duas fases da arquitetura do imigrante polonês no município, combinando elementos arquitetônicos da casa de troncos da segunda metade do século XIX e posteriormente da casa de tábuas de pinheiros. Os lambrequins também caracterizam essa última fase. Localiza-se na Avenida das Araucárias.
Teatro da Praça
Criado através da Lei Municipal n° 730, de 23 de agosto de 1990, sendo inaugurado no dia 16 de novembro de 1990. Construído em madeira, faz parte do "Projeto Teatro Barracão", da Fundação Teatro Guaíra executado pela Prefeitura do Município de Araucária. Possui infra-estrutura para a apresentação de espetáculos de até médio porte. Sua estrutura é constituída pelo Auditório Aurora Pizzatto Fruet com capacidade para 230 lugares, numa área de 475 m², tendo ainda paredes para exposições temporárias Em abril de 2003, foi entregue uma grande obra de recuperação de todo o seu conjunto interno e externo. Desde sua inauguração o local tem sido palco de espetáculos envolvendo as artes cênicas e trazendo para Araucária grupos renomados de diversos lugares. Mantém oficinas de dança moderna, teatro, confecção e manipulação de bonecos e circo. Com os alunos, já formou grupos que representam Araucária em mostras e festivais: Grupo Pés na Dança, Clube do Boneco e Grupo Mirim de Teatro. Localiza-se na Rua São Vicente de Paulo, 1091 - Sabiá. Informações Tel. (41) 3642-1835 / 3901-5213, e-mail : [email protected]
Horário de atendimento: segunda-feira à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Área de Lazer / Pesque pague
Araucária Acqua Park
Rua Yuchiaki Nagano, 121 - Jardim Condor Tel. (41) 3643-1364 / 3643-2515
home page: www.araucariapark.com.br
Horário de atendimento: de terça-feira a domingo das 9h às 19h
Chácara Panek (somente com reserva)
Tel. (41) 3642-1050 e-mail: [email protected]
Horário de atendimento: sextas-feiras, sábados e domingos.
Fazenda Ouro Branco (somente grupos a partir de 40 pessoas)
Localidade de Lagoa Grande Tel. (41) 3642-7071 / 9994-1106
home page: www.fazendaourobranco.com
Horário de atendimento: sextas-feiras, sábados e domingos das 7h às 18h.
Estância do Chiru
PR 423 Localidade de Lagoa Suja Tel. (41) 9961-4885
Horário de atendimento: diariamente das 7h às 18h
Água Nascente
PR 423 (Estrada Araucária a Campo Largo – Guajuvira de Baixo) Tel. (41) 9974-8058.
Horário de atendimento: diariamente das 8h às 18h
Pesque-Pague Arco Íris
Localidade de Capoeira Grande Tel. (41) 9973-3784
Horário de atendimento: diariamente das 9h às 20h
Pesque-Pague Celso Espigão
Localidade de Espigão Alto Tel. (41) 3646-1100
Horário de atendimento: diariamente das 9h às 18h
Pesque-Pague Colina
Localidade de Campina das Pedras Tel. (41) 9613-5898
Horário de atendimento: diariamente das 9h às 18h
Pesque-Pague dos Amigos
PR 423 km 9 Localidade de Campestre Tel. (41) 3349-5365 / 9235-7342
Horário de atendimento: diariamente das 8h às 18h
Pesque-Pague Bom Jesus
Localidade Camundá Tel. (41) 9901-0450
Horário de atendimento: diariamente das 7h às 18h
Pesque-Pague Lavrinha
Localidade de Lavrinha Tel. (41) 3627-1318.
Horário de atendimento: diariamente das 7h às 18h
Pesque-Pague Miguel Zepechouka
Localidade de Mato Dentro Tel. (41) 3646-1233
Horário de atendimento: diariamente das 7h às 18h
Pesque-Pague Nova Esperança
PR 423, km 6,5 Localidade Campina das Pedras Tel. (41) 9202-5280
Horário de atendimento: diariamente das 7h às 18h
Pesque-Pague Pinheirais
PR 423, km 10 Localidade Lagoa Suja Tel. (41) 9971-0777
Horário de atendimento: sábados, domingos e feriados das 9h às 18h
Pesque-Pague São Miguel
Estrada para Thomas Coelho Localidade São Miguel Tel. (41) 3643-1375
Horário de Atendimento: sexta-feira a domingo das 8h às 18h
Pesque-Pague Serra Dourada
Localidade de Rio Verde Abaixo Tel. (41) 9997-2496.
Horário de atendimento: diariamente das 8h às 20h
Pesque-Pague Rio Maurício
Rua Principal, 21 Localidade Lavrinha Tel. (41) 3627-1382
Horário de atendimento: diariamente das 7h às 18h
Polska Pesque-Pague
Rua dos Palmense, 10 São Miguel Tel. (41) 3245-4914
Horário de atendimento: diariamente das 7h às 18h
Hotéis
Cadastrados no Ministério do Turismo
Hotel e Restaurante Colônia
Avenida Doutor Victor do Amaral, 1651 Tel. (41) 3642-2200 e-mail: [email protected]
Hotel Saara
BR 476 – Rodovia do Xisto, 5797 Sabiá Tel. (41) 3642-1944 e-mail: [email protected]
Rihad Palace Hotel
Avenida Doutor Victor do Amaral, 1660 Tel. (41) 3614-2200
e-mail: [email protected] home page: www.rihadpalacehotel.com.br
Sokulski Park Hotel
Rua Professoas Kazimiera Szymanski, 96 Porto das Laranjeiras Tel (41) 3552-3111
Serviços
Hospital
Hospital São Vicente de Paulo
Rua Professor Alfredo Parodi, 30 Tel. (41) 3642-3299
Bancos
Banco do Brasil
Rua Paulo Alves Pinto, 126 Tel. (41) 3642-2059/ 3642-2061
Banco Bradesco
Praça Doutor Vicente Machado, 420 Tel. (41) 3642-1522
Banco Itaú
Praça Doutor Vicente Machado, 326 Tel. (41) 3642-3277
Posto de atendimento na Prefeitura Municipal de Araucária
Rua Pedro Druszcz, 11 Tel. (41) 3642-5743
Posto de atendimento na AECIAR – Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária.
Avenida das Araucárias, 5005 Tel. (41) 3643-3355
Banco HSBC
Praça Doutor Vicente Machado, 11 Tel. (41) 3642-3477 / 3642-1952
Caixa Econômica Federal
Praça Doutor Vicente Machado, 156 Tel. (41) 3642-1022
Caixas Eletrônicos
Banco Bradesco
Avenida Doutor Victor do Amaral, 1020 Centro (Shopping Araucente)
Rua Heitor Alves Guimarães, 800 Centro (Supermercado Condor) Tel. (41) 3642-8080
Banco do Brasil
Rua Pedro Druszcz, 111 Centro (Prefeitura Municipal)
Avenida das Araucárias, 5005 Thomaz Coelho (AECIAR) Tel. (41) 3643-3355
Rua Heitor Alves Guimarães, 800 Centro (Supermercado Condor) Tel. (41) 3642-8080
Caixa Econômica Federal
Rua Heitor Alves Guimarães, 800 Centro (Supermercado Condor) Tel. (41) 3642-8080.
Artesanato
Casa do Artesanato
Rua Ceará, 65 Jardim Iguaçu (Parque Cachoeira) Tel. (41) 3552-3211
e-mail: [email protected]
Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, sábado, domingo e feriados das 10h às 17h
Chácara Miguel Sargenti (produção de cerâmica e metal)
Estrada de Guajuvira (Colônia Ipiranga) Tel. (41) 9991-8769
Horário de atendimento: visitas com agendamento
Informações Turísticas
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Departamento de Turismo
Praça Doutor Vicente Machado, 258 Tel. (41) 3901-5330 / 3901-5380 / 3901-5410 / 3901-5440
e-mail: [email protected] home page: www.araucaria.pr.gov.br
Horário de atendimento: de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Centro de Informações Turísticas
Avenida Doutor Victor do Amaral, 1815 Tel. (41) 3901-5214 e-mail: [email protected]
Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, sábado das 10h às 18h30.