Se para a indústria nacional dólar baixo é um sinal negativo, de maior concorrência com os produtos importados, para o turismo internacional esse cenário do câmbio só traz benefícios. Os preços dos pacotes internacionais recuaram a ponto de chegarem próximos a alguns destinos locais, segundo três agências de turismo consultadas pelo Estado.
"A redução de preços impacta bastante no valor da hotelaria", diz o CEO da Decolar.com, Alípio Camanzano. Na agência que negocia os pacotes via internet, os preços caíram 31,68% em um ano. Nos pacotes nacionais, também houve redução, mas bem menor, de 10,31%.
"Em média dobramos o nosso market share no mercado de viagens internacionais para o exterior. Em média, no ano passado era de 15% e passamos para 30%", calcula o gerente de vendas da Rapi10 Viagens Online, Bruno Torres. Sem mencionar números, o Submarino Viagens também informa que as vendas internacionais avançaram, enquanto as nacionais caíram em um ano.
A boa notícia é que, além de mais baratos, os pacotes também estão mais diversificados. "A oferta de destinos cresceu devido à maior quantidade de provedores em geral", diz Torres. Segundo ele, o turista brasileiro despende um alto valor por dia de estada em seus destinos internacionais, o que faz dele um viajante bem vindo no mundo todo.