Qualquer tipo de viagem, seja de ônibus, de carro ou de avião, pode se transformar num verdadeiro transtorno, a partir do momento que as crianças deixam de se distrair e passam a ficar inquietas. Choro e outros tipos de manha são as manifestações do cansaço e do tédio infantil, em meio a viagens longas. Isso sem falar do tradicional "Falta muito para chegar?", que vem do banco de traz a cada 10 minutos.
Diferentemente dos adultos, os pequenos não conseguem entender a necessidade da espera e muito menos o motivo dela. Por isso, a viagem com crianças deve ser preparada e recheada com pequenas atrações que diminuam o cansaço e as distraiam.
Quem está programando viajar com crianças nas próximas férias deve pensar em muitos pequenos detalhes, pois tudo é diferente sob a ótica infantil. Quanto mais horas de viagem, mais coisinhas deverão estar na bagagem de mão.
O melhor horário
Se a viagem promete durar longas horas, uma dica para que esta pareça menor às crianças é a viagem noturna. Embora os adultos possam ter uma noite ruim de sono, viajar à noite pode ser uma boa saída, pois os pequenos cairão no cochilo e, com isso, a viagem lhes parecerá mais curta, cansando-os menos. Quando acordarem, será mais fácil distraí-los, durante o tempo restante.
Fuja do calor
Procure programar a viagem para o mais cedo possível, para fugir de horários em que a temperatura esteja muito quente. Se crianças não estiver resfriada ou com tosse, use o ar condicionado nos horários mais quentes.
Travesseiro de apoio
A cadeirinha e o bebê-conforto geralmente não são tão confortáveis assim, por isso tente deixar a criança o mais confortável possível para dormir – um travesseiro pequeno e apropriado para crianças ajuda bastante.
Brinquedos
Leve os brinquedos que a criança mais gosta. Para bebês com até os dois anos pode ser um bicho de pelúcia, uma boneca ou outro brinquedo que o pequeno adore. Com esse artigo por perto, a criança vai ficar feliz e se sentir segura porque terá com ela algo que conhece e se identifica.
No caso de crianças um pouco maiores, vai chegar uma hora que elas vão querer brincar. Em viagens muito longas o ideal é levar brinquedos bem variados. Aposte em livros infantis, revistas para colorir (se a criança não passar mal ao ler ou ver figuras com o carro em movimento) e jogos de memória. Se possível, compre brinquedinhos novos vá presenteando as crianças ao longo da viagem. Quando perceberem que elas começam a se irritar, os pais podem dar outro brinquedo, despertando novamente sua atenção.
Use a tecnologia
Se a criança começar a ficar incomodada e cansada com a viagem, coloque um vídeo no smartphone ou no tablet ou então um DVD dos personagens que ela mais gosta. Podem ser vídeos animados com música, filmes (se seu filho já for maior e conseguir assistir) ou até jogos eletrônicos.
Brincadeiras em família
Passar horas no carro é cansativo não só para as crianças, mas também para os adultos. Então, fazer brincadeiras pode ser uma boa forma de passar o tempo. Com as crianças mais velhas, além de cantar, você pode fazer adivinhações.
Paradas estratégicas
Aproveite as paradas para "esticar as pernas", trocar a fralda do bebê ou, se ele já andar, para ele também caminhar. Se seu filho já souber ir ao banheiro, tente descobrir antecipadamente qual posto ou espaço de lazer no caminho da viagem é bom para isso (e mais limpo). A parada também é um bom momento de distração.
Crie expectativas
Apesar de cansativa, tente fazer da longa viagem uma aventura que terá uma "atração" no final, como a criança matar a saudade dos avós ou, se for o caso, conhecer um lugar novo e divertido (quando o destino for praia ou campo nas férias, por exemplo).
Além dos brinquedos...
E a principal dica: encare tudo com muita calma e naturalidade, as crianças acabam sendo contagiadas pelo nervosismo dos pais. (Fontes: Como Cuidar / Viajar é Tudo de Bom / Revista Pais&Filhos)