As cidades nunca estiveram tão populosas. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população mundial já vive em centros urbanos e, até 2030, esse número deve subir para 70%.
Com tanta gente aglomerada, problemas e soluções começam a surgir. Até o início dos anos 1990, o conceito de "smart cities" (cidades inteligentes) era mais uma discussão acadêmica do que uma prática do dia a dia. Nos últimos tempos, essa realidade mudou com o avanço da tecnologia e a necessidade de repensar o uso dos espaços urbanos respeitando a sustentabilidade.
No mundo todo já existem cidades consideradas inteligentes e outras dando os primeiros passos. Para mostrar iniciativas bem-sucedidas, a Delegação da União Europeia (UE) no Brasil participa, de 24 a 28 de abril, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, da 4ª edição do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O objetivo é trocar experiências entre municípios da UE e do Brasil e apresentar exemplos de cidades inteligentes sustentáveis para prefeitos, técnicos municipais, autoridades governamentais, acadêmicos e empresários brasileiros.
Leia mais:
Londrina, um destino natural para adultos e crianças
Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável
As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!
Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana
Durante o evento, a UE reforçará o compromisso com uma Nova Agenda Global, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG), o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas e a Agenda Urbana para a UE.
No encontro, serão 22 salas temáticas com diferentes assuntos. Entre eles: garantia da qualidade e do acesso universal à saúde; financiamento e implementação da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); cidades inteligentes, humanas e eficientes; desafios da mobilidade urbana; eficiência energética, iluminação pública e energias renováveis; transparência na gestão, prevenção e combate à corrupção. A delegação da UE estará com dois espaços: Estante Institucional União Europeia e na Vila Europeia. Neles, ocorrerão atividades, palestras, workshops.