Bonde Viagem

Turismo de luxo: tudo para quem quer e pode pagar

03 mar 2011 às 11:58

O mercado do turismo de luxo no Brasil ainda é pequeno. São poucos os hotéis, as empresas e os profissionais dedicados ao segmento, mas para os turistas que podem desfrutar destes serviços, a comodidade, o conforto e diversão são grandes, muito grandes.

Começando pelo hotel, o turista de luxo encontra acomodações e serviços exclusivos, como cozinha personalizada 24 horas, com escolha de pratos fora do menu; serviço de personal concierge, profissional que agenda passeios, restaurantes, shows e o que mais o hóspede desejar; e até chefs que cozinham dentro da própria suíte.



"O conceito mundial de hotelaria de luxo está ligado aos serviços que o turista precisa quando está na cidade", diz o empresário Roberto Miranda, proprietário da Roberto Miranda Educação Corporativa, escola que oferece o curso de MBA em Gestão de Hotelaria de Luxo.


No hotel Fasano de São Paulo, por exemplo, antes de o cliente iniciar sua estadia, um funcionário entra em contato com a pessoa responsável pela reserva para saber as preferências do futuro hóspede. "Estudamos o cliente para fazer o máximo possível o gosto dele", explica Dominic Laeet, diretor de Vendas e Marketing do Fasano São Paulo.


Laeet conta que os funcionários do hotel ficam atentos a detalhes que incluem o lado da cama em que o hóspede dorme, o que ele come no café da manhã, como ele gosta que suas roupas sejam passadas, se ele fez alguma alteração no quarto, etc. Tudo isso para que o hotel adapte os serviços aos gostos de cada um de seus visitantes. "Para clientes árabes, colocamos frutas secas, como tâmaras e damasco, e uma indicação na direção de Meca", diz Laeet. Se o cliente solicitar, o hotel também serve carne halal.


Divulgação

Suite de luxo: atenção aos detalhes e gostos dos hóspedes


Segundo Miranda, hotéis com um número menor de apartamentos são mais luxuosos. No Fasano, os 60 apartamentos estão distribuídos em 20 andares, com no máximo quatro em cada um deles, e o preço é proporcional à exclusividade da hospedagem. Uma única noite na suíte de luxo do hotel paulistano sai por R$ 3,5 mil ou US$ 2 mil. Nas instalações do hotel, o hóspede ainda conta com spa, bar, academia, serviços de massagem, tratamentos de beleza, limpeza de pele, além de acesso ao renomado restaurante Fasano, entre outras dezenas de comodidades que o conceito de hotelaria luxo traz consigo.


Divulgação


Pelo Brasil afora, belezas paradisíacas são incorporadas às dependências dos hotéis


Divulgação


Saindo do hotel


Para conhecer o país, o turista pode contar com o serviço das agências de viagem de luxo. Fundada em 2002, a Matueté é uma produtora de viagens personalizadas, que oferece roteiros prontos e também produz viagens de acordo com o pedido do cliente. "A gente customiza a viagem do jeito que ele quiser", conta Robert Betenson, um dos sócios da agência.


A Matueté recebe cerca de 400 turistas estrangeiros por ano. Segundo Betenson, os destinos mais procurados são a Amazônia, o Rio de Janeiro e a Bahia. Para atender a todas as vontades dos clientes que optam por uma viagem personalizada, a agência disponibiliza um funcionário, chamado de anfitrião, que fica de prontidão durante todo o período da viagem, realizando funções que vão desde fazer reservas em restaurantes até providenciar o aluguel de um helicóptero na última hora.


Divulgação

A Matueté oferece diversão ao gosto do cliente; os Lenções Maranhensem faem parte dos roteiros


"O turismo de luxo no Brasil é muito mais ligado a experiências", afirma Betenson. Entre as experiências que o empresário já atendeu estão um tour de helicóptero por todo o litoral brasileiro, visitas a escolas de samba e até passeio de balão na Chapada Diamantina.


Para aqueles turistas que gostam de conhecer a cidade que visitam de uma forma mais íntima, existe ainda o serviço de personal guide, um guia de turismo que acompanha o visitante por roteiros que fogem dos lugares tradicionalmente vistos pelos turistas comuns.


Em São Paulo, por exemplo, Flávia Liz Di Paolo leva os visitantes por roteiros temáticos como o "Cidade do Sabor", para os fãs de gastronomia; o "Shopping Day", para quem quer aproveitar as inúmeras oportunidades de compra que a capital paulista oferece; e o "Futesampa", no qual o futebol é o tema, entre outros.


O "Zapping SP", que leva o turista pelas principais atrações de São Paulo, é o mais procurado pelos clientes de Flávia. "É uma apresentação do Brasil por meio da história de São Paulo", diz. "É uma coisa super cronológica. Começa com o Pátio do Colégio [onde a cidade foi fundada], passa pelo centro velho, centro novo, Higienópolis, Paulista, Pacaembu, etc.".


Flávia conta que costuma trabalhar com altos executivos, autoridades, militares e jornalistas estrangeiros de grandes publicações. "Geralmente estou com o executivo sozinho ou com ele e sua mulher", explica.


A maior parte de seus clientes é formada por europeus e norte-americanos. Mas, para atender melhor aos turistas do Oriente Médio e Norte da África, Flávia participou, no final do ano passado, de um curso de capacitação para atendimento de turistas árabes, promovido pela São Paulo Convention & Visitors Bureau em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O cliente árabe mais importante que já guiou, lembra, foi um sheikh da Arábia Saudita, o qual ela não revela o nome, mas conta um detalhe que chama a atenção. "Ele me deu R$ 3 mil de gorjeta", revela.


Flávia mantém um site com os roteiros prontos que oferece, mas ela também produz outros, de acordo com o que o turista deseja conhecer. Para os árabes, ela recomenda o tour de jóias. "Levo nos ateliês dos designers de jóias mais premiados do Brasil. Marco um bate-papo com meus clientes, no qual eles podem conversar como surge a idéia das jóias, etc, e às vezes acontece um coquetel", relata.


E como luxo nunca é demais, há outras ótimas opções de hospedagem e operadoras no site da Brazilian Luxury Travel Association (www.blta.com.br). É só escolher e aproveitar a viagem.


Serviço:
Hotel Fasano
Site: www.fasano.com.br


Matueté
www.matuete.com.br

Flávia Liz Di Paolo
www.uniqueinsp.com


Continue lendo