Bonde Viagem

Site lista dez destinos que estão em alta nesta temporada

05 dez 2013 às 13:00

Na hora de viajar, você não precisa visitar apenas os destinos mais conhecidos e badalados do Brasil ou do mundo. Isso porque existem inúmeros lugares menos conhecidos, mas igualmente atrativos. Você só precisa ter o cuidado de pesquisar atentamente antes de se aventurar em destinos menos visitados. Também é bom ouvir a opinião de que já esteve no local ou conferir as recomendações de agências de viagens confiáveis.

Uma das fontes mais conceituadas do segmento é o Trip Advisor, o maior site de turismo do mundo. O portal realizou uma pesquisa com seus usuários para saber quais são os dez destinos que estão em alta nesta temporada. A cidade de Fortaleza, no Ceará, foi eleita o 10º melhor destino do momento. Além da capital do Ceará, o Brasil tem ainda a cidade de João Pessoa, na Paraíba, como o 4º destino mais procurado entre o top 10 da América do Sul.


No topo da lista dos lugares que mais geram interesse entre os turistas do mundo, está Cuba. O país, que ainda tem algumas reservas quanto à visita de estrangeiros, tem despertado muito o interesse dos viajantes. "Apesar da restrição à visita de norte-americanos, hoje existem algumas oportunidades para conhecer a cidade que não existiram durante décadas", afirma Barbara Messing, diretora executiva de marketing da empresa.


Em segundo lugar no ranking, está a cidade de La Fortuna de San Carlos, na Costa Rica, seguida pela capital do Nepal, Katmandu. Na quarta posição, está Jerusalém, em Israel, depois Cusco, no Peru, Amergris Caye, em Belize e Apporo, no Japão. A cidade de Hanoi, no Vietnã, ocupa o oitavo lugar, Corralejo, na Espanha, o nono, e Fortaleza encerra a lista em décimo.


Entre os 10 destinos em alta da América do Sul, Cusco, no Peru, vem em primeiro lugar. Fortaleza aparece em segundo e Lima, também no Peru, em terceiro. João Pessoa fica na quarta posição, seguida por Santiago, capital do Chile, Bogotá, capital colombiana, e Quito, também cidade mais importante do Equador. Em oitavo, está Medellín, na Colômbia, depois São Pedro do Atacama, no Chile e, por fim, El Calafete, na Argentina.


1. Havana - Cuba


Uma das cidades mais bonitas das Américas, a capital cubana resiste após décadas de crise econômica. Recentemente, com a abertura promovida pelo governo, o país recebeu mais investimentos no turismo, e isso se refletiu em Havana. Novos hotéis na área urbana e em praias próximas, como Varadero, atraíram mais turistas e recolocaram a charmosa cidade de novo no mapa. Tome um mojito, escute uma boa salsa, ande em um carro dos anos 1950 e assista ao pôr do sol no Malecón.


2. La Fortuna de San Carlos - Costa Rica


A Costa Rica é um dos grandes destinos de ecoturismo do mundo. Muitas de suas atrações naturais mais conhecidas é La Fortuna de San Carlos. Na região está o Arenal, o vulcão mais ativo do país centro-americano, e a Catarata de La Fortuna tem uma queda d'água de 70 metros. Para relaxar, as águas quentes de Tabacon Hot Springs.


Reprodução


3. Kathmandu - Nepal


Destino místico em uma rota aventureira. Assim é Katmandu, no Nepal, no caminho de quem quer chegar perto dos Himalaias. A antiga Durbar Square, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, é o coração da cidade. La fica o lendário templo Kasthamandap, um complexo que chama atenção pela beleza do pátio, das fontes e do antigo palácio real. Centros de ioga e mosteiros budistas são as principais atrações para os que estão em uma viagem espiritual.


Reprodução


4. Jerusalém - Israel


Local sagrado para judeus, muçulmanos e cristãos, Jerusalém é um destino popular por excelência, procurado por romeiros e peregrinos de todos os cantos do mundo. A cidade tem seu lado moderno, mas respira como poucas o ar do passado, com suas construções milenares. As atrações imperdíveis são o Domo da Rocha, o Muro das Lamentações, a Basílica do Santo Sepúlcro, a Via Dolorosa e o mercado árabe.


Reprodução


5. Cusco - Peru


Mochileiros, aventureiros, exotéricos ou turistas convencionais. Há lugar para todos em Cusco, no Peru, uma das cidade mais antigas das Américas. Antiga capital do império Inca, a cidade é parada obrigatória para quem vai a Machu Picchu e a outras ruínas do Vale Sagrado. Mas não é preciso sair de Cusco para esbarrar com a história, seja em ruínas incas, como Sacsayhuaman, ou relíquias da colonização espanhola, como o complexo da Plaza de Armas. E o bom momento da gastronomia peruana também fez surgir inúmeros ótimos restaurantes na cidade.


Reprodução


6. Ambergris Caye - Belize Cayes


Belize, na América Central, ainda não é um destino muito conhecido dos brasileiros. Mas suas belezas naturais atraem cada vez mais turistas de todo o mundo, que vão em busca de um país ainda não tão explorado quanto os vizinhos México e Costa Rica. Um exemplo disso é justamente Ambergris Caye, que tem boa estrutura turística, mas ainda não é tão cheia. É o local ideal para mergulhadores, graças à Barreira de Corais de Belize e o Grande Buraco Azul, um círculo com mais de 900 metros de profundidade.


Reprodução


7. Sapporo - Japão


O Festival da Neve, que acontece todos os anos, transforma Sapporo, no Japão, em uma gigante galeria a céu aberto de obras de arte feitas de neve. São esculturas imensas e bastante complexas, que vão desde réplicas de templos a até personagens de desenhos animados. A cidade é capital de Hokkaido, a ilha mais ao norte do Japão, e já foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 1972. Sapporo é realmente uma delícia: além da famosa cerveja homônima, tem um parque temático inspirado no macarrão lámen.


Reprodução


8. Hanoi, Vietnã


A capital do Vietnã é um verdadeiro caldeirão. E não apenas pelas altas temperaturas. A cidade preserva áreas antigas e tradicionais, com costumes de tempos remotos e templos maravilhosos, enquanto abre espaço para prédios modernos e hábitos cosmopolitas. O passado está presente em locais como o Mausoléu de Ho Chi Minh e a prisão de Hoa Lo. Lagos, parques, avenidas arborizadas e mais de 600 templos e pagodes acrescentam charme à atração desta cidade, que pode ser facilmente explorada de táxi.


Reprodução


9. Corralejo - Espanha


Localizada no arquipélago espanhol das Canárias, Corralejo está mais perto do Marrocos que da Península Ibérica. Parte da ilha vulcânica de Fuerteventura, tem praias relaxantes e litoral tomado pelo vento forte, como se pode notar pela presença de moinhos à beira-mar e muitos praticantes de kitesurfe e windsurfe são incríveis. Uma passeio interessante a partir dali é pegar uma balsa até a Ilha de Lobos e explorar a flora e a fauna local.


Reprodução


10. Fortaleza - Brasil

Única cidade brasileira na lista dos dez destinos em alta do Trip Advisor, Fortaleza tem motivos para tanta popularidade. A capital do Ceará combina aspectos de cidade grande, como ótimos restaurantes, boa rede hoteleira e boa programação cultural (sobretudo no Centro Cultural Dragão do Mar, uma referência para o país), com qualidades típicas de cidades de veraneio, como o calçadão da Avenida Beira-Mar, a animada Praia do Futuro e o Beach Park, o maior parque aquático do Brasil. É também o ponto de partida para excursões pelo belíssimo litoral cearense, onde se destacam as praias de Canoa Quebrada, Cumbuco e Jericoacoara. (Fontes: Trip Advisor, Terra e O Globo)


Continue lendo