O site de viagens TripAdvisor fez uma pesquisa para saber a opinião de seus usuários sobre as viagens de avião no Brasil. O levantamento revela que, no momento da compra, o preço e os voos diretos são o fator decisivo na escolha da companhia, enquanto os atrasos e cancelamentos são a maior queixa para dos entrevistados.
Por outro lado, os serviços de sites de comparação de preços, a facilidade de reservar on-line e as opções de voos são aspectos que têm melhorado nos últimos anos segundo os participantes.
O estudo aponta ainda que, em comparação com o último ano, mais pessoas pretendiam viajar de avião em 2015. No total, 54% dos usuários dizem que farão entre uma e duas viagens internacionais este ano, 13% a mais do que em 2014. Com relação a viagens nacionais, 31% dos brasileiros pretendiam fazer de 3 a 4 viagens nacionais em 2015, e 29% afirmam que viajarão entre uma e duas vezes para destinos regionais, um número 3% maior do que no ano anterior.
Leia mais:
Londrina, um destino natural para adultos e crianças
Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável
As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!
Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana
Com o preço sendo o principal fator de decisão de compra de passagens aéreas, 40% dos participantes afirmam pesquisar valores em até três sites. Ainda segundo a pesquisa, 88% consideram os sites de comparação de preços muito importantes.
Evolução das viagens
De acordo com o levantamento, diversos quesitos apresentaram melhorias nos últimos cinco anos:
1 - Sites de comparação de preços (77%)
2 - Facilidade de reservar online (72%)
3 - Opções de itinerários (67%)
4 - Rotas para novos destinos (57%)
5 - Processo de check-in (49%)
Programas de fidelidade
A maioria dos participantes acreditam que os programas de fidelidade não evoluíram muito nos últimos cinco anos:
1 - Melhoraram um pouco (29%)
2 - Não houve mudanças (26%)
3 - Ficaram um pouco pior (18%)
4 - Ficaram muito pior (12%)
5 - Ficaram muito melhor (11%)
Sobre as melhorias, 79% acham que aumentou a facilidade em resgatar os pontos.
A utilização de smartphones
O uso de smartphones tem crescido nos processos de viagens. Entre os principais serviços, estão a realização do check-in, seguida por pesquisas de voos e verificação do status de voos:
1 - Check-in (59%)
2 - Pesquisas de voos (57%)
3 - Verificação do status de voos (45%)
4 - Utilização do smartphone como cartão de embarque (34%)
5 - Reservas de voos (26%)
Wi-fi ainda é um problema
Mais da metade dos participantes (51%) classificam o serviço de Wi-Fi a bordo ruim ou péssimo, enquanto 42% afirmam que o acesso à internet não é nem muito bom nem muito ruim. Apenas 6% dizem que o serviço é ótimo ou bom.
As companhias aéreas preferidas dos brasileiros
1 - TAM
2 - Azul
3 - Air France
4 - GOL
5 - Avianca
6 - American Airlines
7 - Emirates
8 - KLM
9 - Lufthansa
10 - British Airways
(Com informações Viagem Livre)