Uma pesquisa encomendada pela Embratur ao instituto de pesquisas Zaytec constata que o que mais cativa o turista estrangeiro que visita o Brasil é o modo de ser, a cultura e o estilo de vida do povo brasileiro. Na pesquisa, foram ouvidos 2.405 estrangeiros de 27 países e 45% deles apontaram o brasileiro como o melhor do Brasil.
Os entrevistados destacaram também as belezas naturais (23%); as praias e o mar (18%), o sol e o clima tropical (14%) e a a diversidade (9%) entre as principais atrações que oferece.
Segundo a Embratur, a pesquisa Perfil do Turista Estrangeiro e a Imagem do Brasil teve como principal objetivo saber o que pensam do país os estrangeiros que o visitam e, com base nesse levantamento, traçar o perfil desse turista..
Leia mais:
Londrina, um destino natural para adultos e crianças
Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável
As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!
Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, disse que os dados da pesquisa são essenciais na definição de mensagens e de estratégias de promoção do Brasil no exterior nos próximos anos, pois o país terá uma enorme exposição com a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.
O Rio de Janeiro é a cidade mais lembrada pelos turistas e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela primeira vez, foi a personalidade mais citada pelos estrangeiros. Em seguida, vem o ex-jogador de futebol Pelé, que pela primeira vez não foi o primeiro mais lembrado e Ronaldo, do Corinthians.
"A pesquisa mostra que, apesar dos grandes desafios que ainda temos, mais de 90% dos turistas estrangeiros gostam de vir ao Brasil e recomendam a viagem a amigos e parentes. E o povo brasileiro é o maior atrativo que temos", disse, por sua vez, o ministro do Turismo, Luiz Barretto.
Depois do Rio, as cidades mais citadas foram São Paulo (16%), Salvador (5%), Florianópolis (3%) e Fortaleza (3%). Quanto aos símbolos nacionais, foram apontados a bandeira brasileira (24%), o Cristo Redentor (17%), o futebol (7%) e o Corcovado/Pão de Açúcar (6%).