Repleto de belas paisagens, serras e vales cortados por rios cristalinos, o Circuito Chapada Guarani, no interior de São Paulo, é ideal para amantes da natureza e dos adeptos dos esportes de aventura. A região, que é denominada Cuestas Basálticas, propiciou a formação de cenários naturais, onde os rios, suas corredeiras e cachoeiras, grandes paredões, morros e serras, além das grutas e cavernas, são as grandes estrelas do roteiro.
Brotas, cidade dos rios, corredeiras e cachoeiras
Localizada no noroeste do estado de São Paulo, Brotas é uma das mais famosas cidades brasileiras quando o assunto é turismo de aventura. A região é riquíssima em nascentes, rios, ribeirões e cachoeira, possibilitando a prática de diversas atividades emocionantes em contato com a natureza.
A cidade tem verões bastante chuvosos, fazendo com que os rios fiquem mais cheios, ideais para a prática do rafting, o que atrai grande número de turistas nesse período.
O Rio Jacaré Pepira, que cruza a cidade, pertence à bacia do Rio Tietê. Ele ocupa uma área de 2.612 km² e nasce na divisa entre São Pedro e Brotas, no alto da Serra de Itaqueri, formando cachoeiras e várzeas exuberantes.
Apesar de ainda hoje o município possuir economia predominantemente agrícola, os recursos naturais da região – cachoeiras, matas, serras e rios – têm impulsionado a atividade turística. O ecoturismo, o turismo de aventura e o turismo rural vêm ganhando crescente importância, fazendo de Brotas um ponto de encontro para os amantes da vida ao ar livre.
Distâncias
São Paulo: 257 km
Jaú: 55 km
São Carlos: 63 km
Rio Claro: 70 km
Campinas: 149 km
Ribeirão Preto: 183 km
Mais informações pelos sites: http://www.brotas.tur.br e
http://www.brotas.sp.gov.br.
Atrações imperdíveis em Brotas
• Alaya – Centro de Aventura - A principal atração é o Verticália – três horas de aventura nas copas das árvores, passando por escadas, cabos, pontes suspensas e tirolesas, contabilizando um total de 35 diferentes atividades. O percurso é aberto para maiores de 1,40 m de altura e funciona durante o ano. O centro conta também oferece a Verticalinha –voltada para as crianças; o Poção – praia e remanso nas águas do Jacaré-Pepira; bóiacross; caiaques para descer as corredeiras; e um jardim-labirinto, com uma coleção de palmeiras brasileiras e centenas de mudas de árvores nativas, plantas perfumadas, horta e pomar orgânico.
Arborismo
• Cachoeiras do Astor - São formadas pelo Ribeirão do Pinheirinho. A mais conhecida delas, a primeira Queda do Astor, é ideal para banhos e para os iniciantes na prática de canyoning. Já a segunda queda exige aventureiros com disposição para caminhar por uma trilha mais difícil.
Canoying
• Cachoeiras do Rio São José - No alto da Serra de Santa Maria, uma fazenda da época do ciclo do café oferece passeios às cachoeiras do Cipó e dos Escravos. Há também passeio feito em carro de boi, visita ao Museu Rural e um farto café da fazenda. É possível realizar, ainda, atividades como caminhada, canyoning, tirolesa e cavalgada.
Cavalgada
• Cachoeiras Três Quedas - Ficam na encosta da serra que forma a furna do rio Jacaré-Pepira. De lá é possível caminhar até a Cachoeira das Andorinhas, tomar um banho e depois seguir por uma trilha que desce a encosta, passando pela mata nativa até chegar a Cachoeira da Figueira. Na volta, não deixe de visitar a Cachoeirinha das Nascentes. Por ali também se praticam o canyoning e o cascading.
Corrida de aventura
• Fazenda Nova América Hospedagem e Aventura - Fazenda histórica encravada em uma das mais belas paisagens do município, marcada pela presença dos "morros testemunhos". Entre as atividades realizadas ali, estão caminhadas, arvorismo, rapel, raid e cavalgada.
Tirolesa
• Fazenda Sinhá Ruth - Em suas matas escondem-se belas quedas-d’água. Uma delas leva o nome da fazenda, tem 35 m de altura e está aberta a visitação exclusivamente para a prática do canyoning. A visita só acontece com o acompanhamento de guias.
• Represa do Rio Jacaré-Pepira - A represa fica a 23 km da cidade e ocupa uma área de aproximadamente 14,5 ha. Lá é possível desenvolver atividades de lazer como nado e pesca.
• Rafting Noturno - Passeio realizado em noites de lua cheia. O percurso é de 12 km de rio em descida, num trajeto que leva cerca de três horas. Terminado o rafting, começa um divertido Luau que dura mais duas horas. A idade mínima permitida é de 14 anos e a brincadeira tem início às 20h, partindo da cidade de Brotas, na Av. Mário Pinotti, 504. Para mais informações, ligue (14) 3653-5933.
Outros destinos que fazem parte desse roteiro
Analândia
- A região da Estância Climática de Analândia encanta pelas paisagens e riquezas naturais ali encontradas. O local é visitado por alpinistas de todo o Brasil e do mundo, além de sediar o Encontro Nacional de Escalada. Atividades como rafting, arvorismo, escalada, rapel, cavalgada, trekking, boiacross e cascading também fazem parte da programação local.Belezas naturais de Analândia
Itirapina
- Tranquila cidade do interior paulista, possui uma paisagem natural privilegiada, excelente para quem pretende descansar e ideal para se aventurar. A cidade possui cavernas de arenito, vales, serras, morros com até mil metros de altitude e cachoeiras como a São José, com cerca de 100 metros de altura.Cachoeira do Paraíso - Torrinha
Torrinha
- A 900 metros de altitude, detentora de um clima agradável e cortada por pequenos rios, Torrinha vem atraindo cada vez mais adeptos do turismo ecológico e dos esportes de aventura. Alguns dos atrativos mais procurados são as cachoeiras do Mira, do Bissoli e a do Paraíso; além dos ótimos locais para a prática do trekking.Programas imperdíveis neste roteiro
• Caminhar pelo Parque Ecológico da Ponte Amarela, em Analândia, um verdadeiro encontro com a tranqüilidade;
• Curtir um emocionante rafting pelas corredeiras do Rio Jacaré-Pepira, na cidade de Brotas;
• Praticar rafting, boiacross, canoagem, canyonning, paraglider ou trekking em São Pedro, cidade que é referência para a prática de esportes de aventura;
• Fazer trekking pela agradável região de Torrinha, repleta de pequenos rios e cachoeiras.