Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Costa de corais

Litoral de Alagoas: venha conhecer o 'Caribe brasileiro'

Redação Bonde
03 fev 2011 às 10:37
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Maragogi é segundo pólo turístico do estado de Alagoas e fica entre Maceió e Recife a aproximadamente 125 km de cada uma. Conhecida por suas belezas naturais e extensos coqueirais, a cidade é um convite para o descanso. Tem diversos hotéis, pousadas e restaurantes à beira mar.




A orla marítima de 37 quilômetros é composta por mais de doze praias distintas de águas serenas, mornas e cristalinas, falésias e extensas faixas de areias brancas onde se pode caminhar sem cruzar com quase ninguém. O sossego encanta, a natureza é exuberante e o povo é hospitaleiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Divulgação
Divulgação


A 6 km da costa, recifes de corais formam as piscinas naturais, ideais para mergulho. São protegidas pela Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais. Chega-se até lá pela Praia de Maragogi.

Leia mais:

Imagem de destaque

Londrina, um destino natural para adultos e crianças

Imagem de destaque
Concurso

Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável

Imagem de destaque
Roteiros turísticos

As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!

Imagem de destaque
Diversas opções

Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana


Das piscinas, as mais famosas e imperdíveis são as Galés (ilha de areia), a Taoquinha, as da Barra Grande e a da Croa de São Bento. Nelas, o turista pode apreciar varias espécies marinhas e dar um belo mergulho rodeado de peixes coloridos. A viagem é feita por grandes embarcações chamadas catamarãs. Cada catamarã pode levar no maximo 60 pessoas por vez, na tentativa de preservar as piscinas. O uso de nadadeiras é proibido no local porque pode danificar as barreiras de corais.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Vale lembrar que passeios marítimos em áreas de proteção ambiental são feitos somente na maré baixa, não hesite em consultar a sua operadora de turismo evitando o desprazer que chegar lá e não poder aproveitar o lugar.


Para quem não curte passeios na água e prefere terra firme, a apenas alguns quilômetros da rodovia principal de Maragogi pode-se praticar belas caminhadas entre remanescentes da Mata Atlântica. Lá é possível entrar em contato com a natureza e esquecer os problemas.

Publicidade


Passeios indescritíveis


Piscinas Naturais

Publicidade



Divulgação
Divulgação


As Galés, recifes com flora e fauna riquíssimas que, na maré baixa formam piscinas naturais de águas cristalinas, fazem parte de uma das mais importantes formações coralíneas do Planeta, a uma distância de 06 km da Costa. Lugar onde a natureza mostra todo sua plenitude com muitos peixes, avistados através da prática de apnéia ou mergulho de cilindro com até cinco metros de profundidade.


Rota Ecológica

Publicidade


Os caminhos que nos levam até São Miguel dos Milagres por si só são milagres da natureza. A rota ecológica, como é conhecida, nos encanta na travessia da balsa no Rio Manguaba, que divide os municípios Japaratinga e Porto de Pedras, onde se encontra o rio Tatuamunha. Em meio ao manguezal, a jangada desliza suavemente em direção ao santuário da preservação do Peixe Boi, o dócil mamífero ameaçado de extinção. A magia deste lugar faz milagres.


Trilha do Visgueiro

Publicidade


A Trilha do Visgueiro nos transporta ao imaginário de um Brasil ainda a ser descoberto. Neste passeio vamos conhecer uma autêntica casa de taipa feita de barro, pessoas de vida simples, comer frutas tropicais da estação, tomar banhos em pequenas cachoeiras de água pura e cristalina, e isso é só o começo.


Durante aproximadamente duas horas de caminhada, descobriremos os mistérios da Mata Atlântica, ouvindo o canto dos pássaros, o barulho do vento, as folhas caindo formando um tapete natural. Veremos ainda árvores de pequeno e médio porte, até chegarmos ao Visgueiro, árvore com mais de meio milênio de vida.

Publicidade


Passeio de Buggy


Divulgação
Divulgação


Maragogi possui 26 km de orla marítima com lindas praias de águas mornas e cristalinas, costeadas por vastos coqueirais. São sete praias ao norte e sete praias ao sul. Pode-se contemplar tamanha beleza em um passeio de buggy com paradas em bancos de areia e pequenas piscinas naturais. O percurso é 90% pelas praias, sendo que na maré baixa (com o mar recuado em quase 800m.) pode-se ir muito próximo aos arrecifes de corais.


Feira de Maragogi


Maragogi ainda conserva características de Vila de Pescadores, e é assim que vive até hoje boa parte da comunidade local. Para visitação há a Feira Comunitária aos sábados, onde se reúnem os agricultores para venda de sua produção. A forma pitoresca de como são expostos os produtos e o desenrolar das negociações, entre os feirantes e os clientes, é algo que só conseguimos vivenciar num local como este, uma típica feira de rua do nordeste brasileiro.


City Tour Maceió / Praia do Francês


O tour panorâmico pelas praias urbanas de Maceió como Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara (com sua feirinha de Artesanato) e a Praia da Avenida descortinam uma das orlas mais bonitas do país, numa formação sucessiva de praias de rara beleza.


Do alto do Mirante São Gonçalo avista-se a cidade e uma de suas mais belas lagoas, a Lagoa Mundaú, que acolhe em suas margens o berço do artesanato de rendas em Alagoas, além de seu cinematográfico pôr do sol ao entardecer. A visitação a uma das mais famosas praias alagoanas, a praia do Francês, dispensa qualquer comentário, deve-se apenas chegar, acomodar-se e desfrutar a natureza exuberante.


Porto de Galinhas


Os Historiadores contam que em 1850 chegavam navios trazendo escravos contrabandeados do continente africano, escondidos nos porões, encobertos por engradados de "galinha d’ angola". Assim as tripulações dos navios criaram uma espécie de senha para anunciar a chegada de mais escravos no Porto: "tem galinha nova no porto" e daí o nome Porto de Galinhas. Isso é folclore.


Na verdade muitas pessoas de uma região do interior da África denominada "Galinhas" foram trazidas como escravos e desembarcados no Sul de Pernambuco, esta sim é a origem do nome da Vila.


Jóia incrustada no litoral sul pernambucano, com suas praias de águas azuis, e uma imensa diversidade de pequenos peixes coloridos e espécies marinhas, e imensos coqueirais Porto de Galinhas ganhou projeção nacional e internacional, tanto por suas belezas naturais, como pelo acolhimento caloroso que é dado a seus visitantes.


Praia dos Carneiros


A Praia dos Carneiros possui todos os atrativos quando se pensa num lugar paradisíaco. Isto porque, a praia é banhada por um mar calmo de coloração verde-esmeralda, água morna, cercada por um exuberante coqueiral e areias brancas. No encontro do mar com a Foz do Rio Formoso, a paisagem que se forma durante a maré baixa é deslumbrante com extensos bancos de areias, piscinas naturais e, do outro lado, a Praia de Guadalupe. O encantador lugar tem esse nome por causa da espuma branca, formada em suas pequeninas ondas, que se parecem com carneiros.


City Tour Recife / Olinda


Recife, capital do frevo, é uma cidade que expressa em sua contemporaneidade o respeito às suas tradições e a sua história. Vivenciá-las é compreender uma das faces do povo brasileiro. Boa Viagem é uma mistura equilibrada de natureza e modernidade contrastando com os antigos casarões do Recife Antigo. A Casa da Cultura - antigo presídio construído em meados do século XIX - hoje transformado em um belo centro de artes e artesanato.


Olinda fundada em 1532 - uma das mais antigas cidades do Brasil - guarda em seus sobrados, ruas estreitas de calçamento de pedras e incontáveis ladeiras, suas inúmeras e antigas igrejas como a do Mosteiro de São Bento, Igreja da Sé e da Misericórdia. Uma visita ao Alto da Sé, e aos locais onde se realiza um dos maiores carnavais do Brasil, encantam até mesmo o visitante mais desatento. Por todos os seus encantos e valor cultural, desde 1982 foi tombada e declara pela Unesco, como "Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade".


Fonte: Ministério do Turismo - www.maragogi.org.br e www.japaratinga.org.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade