Num país tropical como o Brasil faz sucesso uma cidade onde neva em todos os invernos: São Joaquim, em Santa Catarina, a cidade mais fria do Brasil, localizada 1.360 metros acima do nível do mar. Lá os termômetros chegam a marcar até 15 graus negativos. As cachoeiras ficam congeladas e os campos cobertos de neve.
Pra quem gosta de frio, há muito o que fazer em São Joaquim, começando pelo Parque Nacional de São Joaquim. O local é impregnado de xaxins gigantes, com mais de 1 metro de altura. São 2.700 metros de trilhas que podem ser percorridas com o auxílio de um guia.
Também há a Serra do Rio do Rastro, os campos e as araucárias, que se sobressaem entre cachoeiras, vales e rios com corredeiras.
Leia mais:
Londrina, um destino natural para adultos e crianças
Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável
As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!
Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana
Uma parada obrigatória é Mirante, antes da zona urbana do município de 22,7 mil habitantes, que permite ver o mar, distante mais de 100 quilômetros
Outra atração é a Igreja Matriz, construída entre 1918 e 1935, toda em pedra basáltica retirada dos morros próximos e trazida em carros de boi.
A cada dois anos, São Joaquim também realizada a concorrida Festa Nacional da Maçã, já que é grande produtora da fruta.
Infra-estrutura
A melhor infra-estrutura turística de São Joaquim está nas fazendas para turismo rural, mas na cidade também há bons hotéis, com calefação ou lareira, adaptados para o frio rigoroso do inverno.
Os restaurantes típicos servem comida caseira, muito saborosa. No Parque Nacional da Maçã, onde acontece a Festa Nacional da Maçã, há infra-estrutura adequada ao turismo rústico, com camping, cancha de laço, pavilhão de exposições e palco para shows.