Quem já foi e quem ainda vai, todos sabem que Fernando de Noronha é pedaço do paraíso na terra. Neste arquipélago estão praias de tirar o fôlego, em um santuário que é um exemplo de preservação e harmonia entre homem e natureza. Localizada a 545 km de Recife, Oceano Atlântico adentro, possui a menor rodovia federal do Brasil, a BR-363, que tem 6 km, e é um bom ponto de partida pra desbravar o arquipélago. Suas praias estão divididas entre as do mar de dentro e de fora.
Se a 'sua praia' é mergulhar, surfar, observar a fauna marinha, capitaneada pelos golfinhos, curtir a praia e o mar cristalino, você precisa visitar Fernando de Noronha. estando lá, aproveite para saborear a culinária regional e internacional, além de conhecer as construções históricas.
Noronha é composto por 21 ilhas espalhadas em uma área de 26 quilômetros quadrados de puro êxtase e recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Hoje em dia, Fernando de Noronha faz parte do Parque Nacional Marinho, uma unidade de conservação com centro de pesquisa científica de rigorosa preservação.
Suas muitas praias são propícias para diferentes esportes, além da pura e simples sensação de estar diante de um paraíso. É perfeita para o surfe, o mergulho livre e autônomo, além de abrigar um santuário de golfinhos rotadores e outras muitas espécies marinhas.
Entre as muitas atrações estão os mirantes, rochedos, grutas, cachoeiras e recifes de corais. Vivendo em perfeita harmonia com toda essa natureza, o patrimônio cultural que a população local representa está nas fortalezas, na culinária e nas festividades. Fernando de Noronha possui boa estrutura voltada para o turismo, com diversas opções de restaurantes, bares e pousadas. O tanto que há para dizer de Fernando de Noronha na verdade esconde o fato de que, ao avistar tanta beleza, o viajante fica sem palavras.
Gastronomia
Quando o assunto é gastronomia, Noronha oferece desde comida caseira até pratos internacionais, com destaque – é lógico - para os peixes e frutos do mar.
Artesanato
Os artesãos de Noronha fazem mais do que peças e suvenires: produzem conscientização e preservação da natureza, como acontece com as biojóias – feitas com fibras naturais, além de mosaicos, esculturas e outras peças decorativas feitas de materiais recicláveis.
Não Perca!
Baía dos Porcos - Entre as mais belas enseadas do Brasil, possui mar calmo, ideal para banhos. A Ilha Dois Irmãos, cartão postal da ilha, fica bem ao lado. Forma piscinas naturais nos recifes.
Baía dos Golfinhos - Como o nome já diz, é um dos locais privilegiados para observar esta espécie de mamíferos. O show dos golfinhos deve ser visto do alto do mirante da baía, já que o acesso é proibido. Vale cada segundo.
Vila dos Remédios - A Vila dos Remédios despontou como o principal núcleo urbano da ilha. Nela ficavam, a partir do século XVIII, a administração, com seus prédios públicos, os alojamentos carcerários e oficinas para presidiários, a Igreja, a praça de comando ou praça d'armas, as casas de moradia, o almoxarifado, a escola, o hospital e os armazéns.
Morro Dois Irmãos - Um dos cartões postais de Noronha, o Morro Dois Irmãos está localizado em frente a Baia dos Porcos, considerada a segunda praia mais bonita do Brasil, só perde para sua vizinha Baia do Sancho.
Baia do Sancho - É excelente para a prática de mergulho livre, pois apresenta boa visibilidade e diversidade de fauna marinha a pouca profundidade. Da falésia, tem-se uma das mais incríveis vistas de Fernando de Noronha.
Paisagens de Noronha - Os vários mirantes de Noronha exibem paisagens de tirar o fôlego. Já nas trilhas é possível apreciar a riqueza da vegetação local, até que se descortinem as mais belas cenas de praias e baías (que às vezes têm acesso restrito).
Praias - Com certeza não cabem aqui todas as belezas naturais de Fernando de Noronha, e você vai querer conhecer todas as praias do local. Uma mais bela do que a outra, com destaque para as famosas praias do Cachorro, do Americano, do Bode, e de Atalaia.
Mais informações
Clima - Tropical, com temperaturas oscilando entre 20ºC e 34ºC.
Acesso - Por via aérea (vôos regulares partem de Recife e Natal).
Distâncias de Fernando de Noronha
Recife: 545 km
Natal: 340 km
Melhores épocas
Entre os meses de agosto e novembro as águas da região do Mar de Dentro são calmas e propícias para mergulho. Já entre dezembro e março o mar fica agitado com ondas boas para surf.
Na internet