Fim de ano, hora de viajar. Nesse período, muitos brasileiros já estão fechando as malas, comprando pacotes de viagem ou planejando o descanso sonhado. Se você é uma dessas pessoas que pretende viajar nas férias, fique atento às dicas do Ministério do Turismo (MTur) para se prevenir e evitar surpresas desagradáveis em seu passeio. Os turistas são consumidores e devem estar atentos ao comprar um pacote, passagem ou diária.
A coordenadora geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, orienta aos turistas que peçam sempre o contrato de prestação de serviços e o leiam atentamente. "Uma atividade turística é uma prestação de serviço gerida pelas leis de defesa do consumidor. Então, o turista tem que ter muita atenção ao contrato, ver se as cláusulas estão claras, quais serviços estão previstos, observar as regras para cancelamentos e suas penalidades para não ter surpresas desagradáveis mais tarde", informa.
Outra dica é exigir sempre as confirmações de reserva, passagem e demais serviços por escrito, conferindo informações de chek-in, chek-out e taxas antes da viagem. "Isso tudo tem que estar documentado, pois, no caso de não cumprimento das atividades, o consumidor pode procurar o Procon e reclamar os seus direitos". A coordenadora também aconselha os viajantes a guardarem materiais promocionais, como anúncios e recortes de jornal, porque eles podem ser considerados como documento contratual no caso de uma propaganda enganosa.
Cadastur
No site do MTur (www.turismo.gov.br) o turista pode checar se o prestador turístico escolhido possui cadastro no Ministério do Turismo. Rosiane Rockenbach explica a importância dessa consulta: "antes que uma determinada empresa efetue o seu registro, o Ministério faz uma avaliação da empresa, verificando sua documentação, checando se ela está cumprindo todos os requisitos legais. Então, é uma garantia para o consumidor saber que esse prestador de serviços está legalmente hábil para atuar no segmento turístico. E isso minimiza os riscos de contratar um serviço amador, um pirata do turismo".
O Cadastur é o Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo. De acordo com o art. 22 da Lei 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para as agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo. Atualmente, o Cadastur conta com cerca de 40 mil registros. Desse total, 11.691 são agências de turismo e 6.009 meios de hospedagem.
Brasileiros viajando
De acordo com a pesquisa ‘Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro’, do Ministério do Turismo, divulgada no início deste mês, o número de brasileiros que viajaram nos últimos dois anos cresceu mais de 80% em relação aos dados de 2007. Além disso, 33,5% dos entrevistados disseram que pretendem viajar nos próximos dois anos.
Em muitos casos, o dinheiro das férias e/ou do 13º salário serão utilizados para custear as viagens. No estado de São Paulo, por exemplo, o item viagem ocupou o quarto lugar entre as intenções de utilização do 13º salário, segundo pesquisa feita em outubro deste ano pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Atualmente, o estado é o maior emissor de turistas do Brasil.
Para onde eu vou?
Se você ainda não escolheu o destino da sua próxima viagem, acesse o novo link de destinos do Ministério do Turismo (www.turismobrasil.gov.br/promocional). A ferramenta foi remodelada e disponibiliza novos recursos para os internautas, como vídeos, fotos e mapas.
Com o canal Destinos, é possível viajar em um mapa interativo do Brasil, em que o usuário tem acesso aos destinos e roteiros apoiados pelo Ministério do Turismo (MTur) em cada estado do País. Se o visitante escolher, por exemplo, a Bahia e clicar no destino Maraú terá acesso às fotos da região incluídas no banco de imagens do MTur, os segmentos turísticos desenvolvidos no município e atrações turísticas imperdíveis.
Além disso, há informações importantes para qualquer viagem, como clima, mapas, acessos rodoviários, distâncias e telefones úteis. Ainda tomando Maraú como exemplo, o turista que visitar - ou que já conheça o município - pode inserir comentários, fotos e até um vídeo que mostre sua passagem no local.