Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bem acompanhado

Dia dos Namorados: recantos para curtir perto de Londrina

Redação Bonde
20 mai 2011 às 12:50
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é preciso planejar roteiros caríssimos para aproveitar as baixas temperaturas e curtir um clima com quem você ama. Para comemorar o Dia dos Namorados com belas paisagens e muito romance, dá para fazer viagens incríveis em uma escapada de fim de semana aqui mesmo, no Paraná.

Afinal, quem não gosta de um bom chocolate quente, lareira, roteiros de aventura e da vista paradisíaca de cahoeiras e montanhas? Se você faz esse tipo, selecionamos alguns lugares que reúnem tudo o que os casais mais querem no inverno. Apesar do frio, os mais aventureiros podem até encarar um passeio de bóia-cross ou a prática de rapel. Confira os destinos e escolha o seu.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na região vários hotéis e pousadas oferecem atividades de aventura, ecoturismo e turismo rural. Confira abaixo algumas opções:

Leia mais:

Imagem de destaque

Londrina, um destino natural para adultos e crianças

Imagem de destaque
Concurso

Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável

Imagem de destaque
Roteiros turísticos

As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!

Imagem de destaque
Diversas opções

Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana


Faxinal - A natureza foi generosa com o município de Faxinal (a 100 km de Londrina). De relevo acidentado e recursos hídricos abundantes, a cidade concentra dezenas de cachoeiras que a tornam ideal para o turismo de aventura ou a simples contemplação das exuberantes paisagens formadas por rios, quedas d'água e mata nativa deixam o clima sempre ameno e agradável.

Publicidade


A região tem 68 cachoeiras catalogadas. As quedas mais abruptas - que ultrapassam os cem metros de altura - favorecem a prática de esportes radicais como o rapel, oferecido por guias especializados do próprio município. Nessa modalidade, os praticantes descem por encostas de montanhas ou paredões de rochas através de amarrações. A surpresa maior da aventura é o forte ''spray'' de água que emana das cachoeiras, banhando o esportista durante a descida.


Já as cachoeiras mais delicadas conferem aos rios as características ideais para a prática do boia-cross, quando os aventureiros descem pelas corredeiras transpondo pequenas quedas d'água. O acesso, por trilhas entre a vegetação, favorece ainda a prática de caminhadas.

Publicidade



A estrutura de Faxinal para a recepção de turistas ainda é modesta, porém, suficiente para garantir bons momentos junto à natureza. Além de cinco hotéis e restaurantes na área urbana, a cidade conta com dois hotéis-fazenda e um camping. Em todos eles, é possível pernoitar ou apenas pagar uma taxa para passar o dia.


O mais antigo e estruturado hotel-fazenda é o Luar de Agosto. A área de 50 alqueires é cercada por montanhas e banhada pelo rio São Pedro, que também batiza o salto de 125 metros onde é possível praticar rapel ou simplesmente contemplar a impressionante cachoeira que, com ajuda do vento, molha até mesmo quem está a vários metros de distância.

Publicidade


O hotel oferece também o arvorismo, que permite aos praticantes caminharem por uma trilha acrobática entre as copas das árvores, boia-cross, rapel e piscina com capacidade para 400 mil litros de água corrente. Os hóspedes do chalé podem utilizar também a piscina aquecida.


Outras informações pelo telefone (43) 3461-1421 ou pelo site www.luardeagosto.com.br.

Publicidade


Estância Barão do Rio Branco - A cidade de Tamarana, que fica apenas a 62 km ao Sul de Londrina, abriga belezas naturais que muitos norte-paranaenses desconhecem, ou nem mesmo imaginam. Na rota deste turismo rural está a Estância Barão do Rio Branco, uma propriedade de 20 alqueires com muita sombra e água fresca.


Reprodução
Reprodução


O local possui quatro quedas d'água, sendo que duas formam cachoeiras com até 40 metros de altura, ideal para quem curte escalada e rapel. A mata é nativa tem espécies de pinus, gabiroba, angico e ipês roxos e amarelos.

Publicidade


A Estância tem infraestrutura simples, com alojamento tanto na casa principal de 12 lugares como na na área de camping, que dispõe de dois banheiros, um com chuveiro quente e outro com chuveiro frio. Toda a área do camping é gramada e possui bastante sombra. Também há espaço para um campo de futebol. A alimentação pode ser preparada pelos administradores da Estância (tem que combinar com antecedência) ou pelos próprios hóspedes (há um espaço com churrasqueira, pia, mesa e fogão a gás).


A Barão do Rio Branco fica aproximadamente a 26 km de Tamarana e 70 km de Londrina. Para reservas e outras informações, o telefone de contato é o (43) 9998-8310 (falar com Aurânia).

Publicidade


Pousada Terra Dourada - Localizada em Jataizinho (21 km a Leste de Londrina) a pousada o boa estrutura de hospedagem e boas opções de lazer em uma área entre a BR-369 e o Rio Tibagi. Ao todo são oito chalés, sendo dois deles os mais privilegiados por estarem localizados em frente ao rio, de onde é possível ouvir o barulhinho da correnteza. Há também um miniSpa para relaxar, onde se pode escolher em um menu de terapias alternativas opções como banhos aromáticos, massagem relaxante, shiatsu, terapia com pedras quentes, quick massage no bosque, máscara de argila, entre outros, com técnicas aplicadas por uma fisioterapeuta.


Uma outra sugestão para o público que quiser passar somente o domingo na pousada é a ''Programação de sabores''. Todo domingo são servidos almoços temáticos, a começar pela feijoada brasileira. Em seguida vêm o almoço caipira (de 10 a 12 pratos quentes), a feijoada branca (''puchero'') e a peixada. Depois do almoço é possível descansar à sombra de redários para fazer a tradicional sesta. Como o espaço não é muito grande (atende cerca de 100 pessoas por refeição), é preciso fazer reserva antecipada.


Divulgação/Terra Dourada
Divulgação/Terra Dourada


Há opções ainda para quem prefere passar somente o dia no espaço. O ''Day Use'' começa às 9 horas e vai até às 18 horas.


Para quem é fã da natureza, a atração à parte é a pequena trilha até as margens do Rio Tibagi. Na mata ciliar foram plantadas 600 mudas de árvores nativas Nas áreas externas, duas piscinas, campo de futebol, sala de jogos, playground, represa para pesca e sala para eventos corporativos e festas como casamentos e aniversários.


Mais informações pelo telefone (43) 3259.1498.


Estância Cachoeira - Distante apenas 40 minutos (62 km) de Londrina (a 2 km do centro de Tamarana- km 58 da Estrada do Candiró), a Estância Cachoeira é um local perfeito para passar o dia ou o fim de semana em contato com a natureza.


Reprodução
Reprodução


O lugar oferece diversas atrações, com destaque para as lindas cachoeiras construídas nas corredeiras no rio Apucaraninha, com uma ponte pênsil de 70 metros para atravessá-lo de um lado a outro e mirante no meio do rio. Isso sem falar da mata virgem, mina d-água, bosque de araucárias, represa, auditório ao ar livre e roda d-água, que encantam os visitantes.


Os visitantes escolhem as atividades a serem realizadas, que podem incluir trilhas na mata virgem, caminhadas temáticas, plantio de mudas, brincadeiras lúdicas e antigas, diversos tipos de jogos como bola queimada e vôlei na lama, pesca esportiva de peixes nativos como lambari e cascudo e esportes radicais, como rafting, tirolesa e rapel montados em árvores não nativas.


Quem vai à Estância também pode pernoitar no local, pois há espaço para acampar e duas casas rústicas, mas muito confortáveis, com lareira, churrasqueiras, banheiros e cozinhas totalmente equipadas. Uma casa tem capacidade para 11 e a outra para quatro pessoas. Além disso, a propriedade também conta com um espaço para fazer fogueira e luau.


Alguns pacotes oferecidos pela Estância incluem café da manhã, almoço e lanche da tarde, servidos em mesas ao ar livre. Quem preferir, pode levar e preparar as refeições nos chalés ou nas churrasqueiras. É recomendado usar roupas leves, tênis, protetor solar e repelente.


Outras informações pelo telefone (43) 3322-3737 ou pelo site www.estanciacachoeira.com.br.


Pousada das Alamandas – Localizada em Rolândia (PR, a apenas 30 minutos de Londrina, é um lugar ideal para descansar e se descontrair. O local proporciona aos clientes pacotes day use, em que é possível passar o dia, das 9h às 18h. Há também pacotes de fim de semana que incluem pernoite, jantar no sábado e também café da manhã e almoço no domingo.


Reprodução
Reprodução


A pousada oferece 14 chalés e quatro apartamentos equipados com televisão, telefone, frigobar, ducha quente e varanda com rede. A estrutura ainda inclui piscinas para adultos e crianças, quadra de vôlei de areia, campo de futebol suíço, miniparque e salão de jogos. Também é possível fazer caminhadas, conhecer os cafezais e lavouras (soja e trigo) que ainda fazem parte da fazenda onde a pousada está instalada, agendar horários para massagem e andar a cavalo ou de charrete.


O restaurante da pousada oferece uma boa comida num ambiente tipicamente campestre. O cardápio mescla massas, saladas e carnes com pratos rurais como polenta frita, frango ao molho e porco no tacho. Aos domingos, o restaurante é aberto ao público e serve almoço self-service com sobremesa inclusa.


A pousada fica na Estrada São Rafael, km 2. Informações e reservas pelo telefone (43) 3256-1665, todos os dias das 7h às 22h ou pelo site www.pousadadasalamandas.com.br.


Canyon Guartelá - Quem está disposto a rodar um pouco mais o Canyon do Rio Iapó é uma ótima pedida. Popularmente conhecido como 'Canyon Guartelá', é o sexto maior do mundo em extensão, e o maior do Brasil, com 32 Km, e altitudes que variam de 700m a 1.200m. Está localizado no Parque Estadual do Guartelá, entre os municípios de Tibagi e Castro, nos Campos Gerais do Paraná (a 210 km de Londrina, pela PR151).


Reprodução
Reprodução


A paisagem vista do alto do Vale do Rio Iapó, principalmente ao amanhecer, é surpreendente. A bruma que cobre os campos vai se escoando e, aos poucos, surgem copas de Araucárias ou "Pinheiros-do-Paraná" centenárias e formações rochosas muito interessantes. Sinuosas, altíssimas, irregulares, recortadas em fendas, surgem duas cadeias de montanhas, separadas pelo leito do Rio Iapó.


O Parque Estadual do Guartelá foi criado em 1992, com o objetivo de proteger o ecossistema local. No local, com a companhia obrigatória de um guia fornecido pelo parque, é possível tomar banho nos Panelões do Sumidouro (grandes buracos em meio às corredeiras, criados pela ação da água), visualizar inscrições rupestres e se deslumbrar com a imensidão do canyon nos mirantes do parque. Um dos visuais mais bonitos do lugar é a cachoeira da Ponte de Pedra, com quase 200 metros de altura. No meio da queda, o arroio do Pedregulho atravessa a rocha, formando uma verdadeira ponte de pedra natural.


Reprodução
Reprodução


Outro ponto que vale a pena visitar é conhecido como Lagrimas de Santa Clara. Localizada no Parque Pousada Canyon do Guartelá (área particular), a uma distancia aproximada de 28 km do centro de Castro. É uma pequena queda de água, que respinga em uma lagoa cravada no meio da mata. As gotas parecem lágrimas que caem do céu. Conta a lenda que ao tomar a água e fazer um pedido, este será concedido.


O Parque funciona de quarta a domingo e feriados nacionais das 8h às 18h e não é cobrada taxa de entrada.


Pousadas e fazendas


Enquanto o Parque Guartelá é procurado pelo turismo contemplativo de apenas um dia, pousadas e fazendas adjacentes estão investindo em roteiros alternativos, opções de aventura e infraestrutura para que o visitante fique mais tempo na região. Um exemplo é a Reserva Ecológica Itaytyba, propriedade particular localizada no outro lado do cânion, em uma área de 1090 hectares ao longo da margem direita do Iapó. O complexo ecoturístico rural conta com uma infraestrutura para grandes grupos e eventos, além de diversas opções de lazer, gastronomia, atividades culturais e programas ambientais.


Outra estância interessante da região é a Fazenda São Damásio, com acesso pelo km 38 da Rodovia Tibagi – Castro (PR-340). Antiga propriedade escravocrata, a fazenda guarda paredões abruptos do Cânion Guartelá, além de vários arenitos que despontam pelos campos ao redor. A paisagem deslumbrante e primitiva do local já foi cenário para diversos documentários, entre eles o filme "Preço da Paz", de Paulo Morelli, que conta a história da Revolução Federalista brasileira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade