Bonde Viagem

Dez lugares do mundo para conhecer antes que desapareçam

15 mar 2012 às 10:52

Você sabia que até o fim do século lugares fantásticos em todo o mundo irão desaparecer devido as mudanças climáticas? Veja a seguir 10 roteiros turísticos que estão ameaçados, segundo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, do Word Monuments Fund e do relatório de patrimônios em risco da Unesco.

Se você quiser ainda se aprofundar sobre o assunto, entre no site Cem Lugares para Lembrar Antes que Eles Desapareçam (em inglês é "100 Places to Remember before they Disappear")? O site foi criado por uma empresa dinamarquesa Co+Life, que lançou várias mídias para ampliar a conscientização sobre as mudanças climáticas globais. Para isto promoveu uma exposição e ainda editou livros, cartazes, calendário e cartões postais com imagens fantásticas dos locais ameaçados.


Na página é possível ver 100 fotografias de 100 lugares diferentes, em todos os continentes, que correm sério risco de desaparecer ou de sofrerem enormes modificações por causa das mudanças climáticas.


Dois locais brasileiros estão na lista: Recife e Floresta Amazônica. No site, você encontra um mapa mundi forrado de potinhos. Ao passar o mouse sobre os pontos aparece a foto e o nome do local ameaçado. Ente eles, estão lugares maravilhosos, como Veneza (Itália), Big Sur (Califórnia, EUA), Ilhas Maldivas, Tuvalu, o Canal do Panamá, Sibéria (Rússia) e outros. As fotografias são de importantes fotógrafos do mundo. E os lugares foram listados pelo Painel Intergovernamental de Mudança Climática das Nações Unidas, um grupo muito sério, formado por estudiosos.


Dez lugares ameaçados



1 – Ilhas Maldivas: localizado no Oceano Índico, a sudoeste da Índia, o arquipélago com mais de mil ilhas de areias brancas e águas cristalinas sofre com o aumento do nível do mar, o que pode levar ao seu total desaparecimento em 100 anos. No país já foi até criado uma espécie de poupança nacional para financiar o êxodo da população local.


Divulgação


2 – Templo Phajoding: construído sob as montanhas no Butão a 3650 metros de altura, este centenário templo que serve de refúgio para monges sofre com o crescimento desproporcional do turismo no país. Com isso, as estruturas do local estão ficando comprometidas.


Divulgação


3 – Monte Al-Makmal: ao norte do Líbano, encontra-se a última reserva de floresta de cedro, árvore considerada símbolo do país. No local, a cerca de 380 exemplares, destes, pelo menos 12 com mais de mil anos.
Outro fator que pode causar o desaparecimento destas árvores milenares é a aridez do lugar.


Divulgação


4 – Tuvalu: este pequeno arquipélago com 9 ilhas situado isolado no Pacífico pode desaparecer devido ao mesmo problema das Ilhas Maldivas; as águas no oceano, em constante aumento estão engolindo as belas praias da região.


Divulgação


5 – Kilimajaro: um dos locais mais afetados pela degradação ambiental. A montanha que fica na Tanzânia é a maior da África com mais de 6 mil metros, ficou conhecida ao longo dos anos por ter uma neve "eterna" no seu topo, mas, o aquecimento global "derreteu" este legado. Segundo cientistas e especialistas em impacto ambiental, acredita-se que em dez anos a montanha já não tenha mais gelo algum.


Divulgação


6 – Galápagos: conhecida por ser o local, onde, há 150 anos, Charles Darwin criou a Teoria da Evolução, o belo arquipélago do Equador, riquíssimo em variedades de espécies de animais e plantas, corre grandes riscos de ver toda sua grandeza de vida animal desaparecer devido ao turismo em massa e o crescimento populacional nas 58 ilhas.


Divulgação


7 – Veneza: a bela e tradicional cidade italiana está afundando nas águas do mar, isto é fato. Em 100 anos, 20 centímetros foram para debaixo d’água, comprometendo e desgastando as estruturas das casas e edifícios locais. Uma das esperanças para salvar a cidade é um ambicioso projeto de comportas previsto para 2014.


Divulgação


8 – Grande Barreira de Corais da Austrália: é o maior organismo vivo do planeta, com mais de 2 mil quilômetros de recifes, ilhas e atóis, e que pode ser visto até do espaço. Localizado no mar da Austrália este santuário rico em vida marinha sofre com a constante elevação da temperatura da água do mar e a poluição.


Divulgação


9 – Recife: o Brasil também tem lugares que podem desaparecer, e a capital pernambucana é uma delas. Segundo a ONG Co + Life, a cidade está em 18º lugar numa lista de 100 lugares que podem sumir. Recife recebe cerca de 3 milhões de turistas todos os anos, é a sexta região metropolitana mais populosa do país e sua localização geográfica junto ao Atlântico e na foz dos rios Capibaribe e Beberibe podem dar fim a uma das mais belas cidades brasileiras.


Divulgação

10 – Floresta Amazônica: simplesmente a maior floresta tropical do mundo, e um dos lugares na Terra ainda não totalmente explorado pelo homem. O desmatamento é o maior inimigo deste lugar que abriga uma gigantesca e rica fauna e flora. Estima-se que nos últimos 30 anos, cerca de 970 mil quilômetros quadrados de área verde foram devastadas.


Continue lendo