Bonde Viagem

Crie um roteiro para um fim de semana no Rio de Janeiro

06 mai 2013 às 11:36

Muitas pessoas ainda não viram de perto as belezas do Rio de Janeiro. Que ele continua lindo, não é novidade, mas com a correria do dia a dia fica difícil separar uns tempinho para ir visitar a Cidade Maravilhosa. Porém, é possível conhecer alguns dos principais pontos da cidade em apenas um final de semana. Não faltam atrações, praias e passeios para criar um roteiro incrível. Veja dicas e sugestões de lugares imperdíveis!

Como chegar


Há muitas maneiras de chegar à segunda maior cidade brasileira. Ela conta com dois aeroportos: Santos Dumont, no centro da cidade, e Antônio Carlos Jobim (mais conhecido como Galeão), na Ilha do Governador, zona norte da cidade, a 20 km do centro. A Rodoviária Novo Rio também fica na região central, no bairro de Santo Cristo. Para quem vai de carro, há várias estradas que chegam até o Rio, como a BR 116 para quem vem do sul e a BR 101 para quem vem do norte do país.


Bondinho - Pão de Açúcar


Localizado no bairro da Urca, o bondinho do Pão de Açúcar é um dos principais cartões postais cariocas. São dois trechos de bonde: o primeiro sai da Praia Vermelha e chega ao Morro da Urca, onde há diversos atrativos (além da vista), como o Espaço Baía de Guanabara, com restaurantes e lojas, e a Praça dos Bondes, espécie de museu do bondinho a céu aberto. O segundo vai dali ao Pão de Açúcar propriamente. Do alto de seus 396 metros de altura, nada menos do que uma vista de 360º de lindas praias, o Corcovado, o centro da cidade, entre outras belezas.


Boemia na Lapa


Durante o dia, o tradicional bairro da Lapa, com antiquários, tendas de artesanato local e bela arquitetura, é um passeio muito bonito, com destaque para os Arcos da Lapa, por onde passa o bondinho de Santa Teresa, bairro vizinho que também vale a visita. Mas foi a noite que fez famosa a região, reduto da boemia carioca, principalmente ligada ao samba. O bairro oferece grande variedade de bares e casas de shows para curtir boa música e se misturar com o público local.


Praias maravilhosas


Para a maioria das pessoas, Rio de Janeiro e praia são sinônimos. São dezenas de praias na cidade, eternizadas em fotografias, canções e filmes, sendo as mais famosas: Copacabana, Ipanema e Leblon. Além da beleza natural da costa carioca, suas praias são muito procuradas pelos amantes de esportes (surfe, vôlei de praia, futevôlei etc.) e seus quiosques à beira-mar são ótimos para juntar os amigos para uma cervejinha, petiscos ou mesmo uma água de coco.


Reprodução


Centro histórico


É a parte mais antiga da cidade, com algumas das principais construções que ainda restam do período colonial, importantes por sua arquitetura e por terem sido palco de grandes momentos históricos quando ainda era a capital brasileira (1763 - 1960). Ali estão o Palácio Tiradentes, a Biblioteca Nacional do Brasil, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a Estação Central do Brasil e muitas igrejas, como a da Candelária e o Mosteiro de São Bento. Também é a área de maior concentração de museus e galerias da cidade.


Cristo Redentor


Dentro do Parque Nacional da Tijuca (o maior oásis verde da cidade), no alto do morro do Corcovado, está localizada uma das sete novas maravilhas do mundo, o Cristo Redentor. Construído entre 1922 e 1931, a gigantesca estátua tem 38 metros de altura. Para subir os 710 metros de altura do morro é possível ir de trem, de carro e, os mais corajosos, encaram a subida a pé. Mas seja como você escolher chegar lá, a vista espetacular da cidade vale a pena o esforço.


Reprodução


Lagoa Rodrigo de Freitas


Localizada próxima ao Jardim Botânico, a lagoa é um dos lugares mais gostosos e charmosos da cidade. Ao longo dos 7,5 km de sua orla, o visitante encontra belos jardins, um museu de esculturas a céu aberto, quadras esportivas, pista de corrida, ciclovia e boa variedade de bares e restaurantes para sentar e apreciar boa comida com uma vista de tirar o fôlego.


Jardim Botânico


O Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi idealizado por D. João, em 1808, época do Brasil Colônia, para receber plantas nativas e estrangeiras. Hoje conta com mais de oito mil espécies de várias partes do mundo. Além de seu rico e variado acervo de espécies naturais, por seus 137 hectares encontram-se espalhadas obras de arte e alguns museus, como o do Meio Ambiente e o Museu-Sítio Arqueológico Casa dos Pilões.


Reprodução


Crie o seu roteiro

Os lugares que sugerimos aqui são alguns dos principais pontos turísticos, mas com certeza há atividades que têm mais ou menos a ver com você, por isso adapte as nossas sugestões ao seu perfil e ao tempo que você tem disponível para visitar a cidade. Leia, busque informações e faça um roteiro sob medida. (Fonte: eHow Brasil)


Continue lendo