Beleza é o adjetivo que melhor define Florianópolis, a capital de Santa Catarina. No litoral do estado, dividida entre a Ilha de Santa Catarina e o continente, Florianópolis abrange ainda outras ilhas menores. A beleza pode ser vista na natureza exuberante, nas construções dos tempos coloniais e nas pessoas. Não é por acaso que a cidade é conhecida como Ilha da Magia.
Simpatia e descontração estão presentes nas praias, nas noites agitadas e nas ruas do município de 470 mil habitantes. Em vilas de pescadores, cheias de histórias, são mantidos vivos o folclore e o artesanato. Hoje a ilha é uma mistura de simplicidade e modernidade, onde se fala o português com sotaque açoriano.
Visitada por brasileiros de todos os estados e estrangeiros, principalmente norte-americanos, europeus, australianos, canadenses e nossos vizinhos argentinos, Floripa, como também é chamada, é muito procurada por turistas aventureiros, pois oferece inúmeras opções de trilhas, cachoeiras, escaladas e vôo livre, todos acompanhados por paisagens deslumbrantes de mangues, lagoas, morros, dunas e pequenas ilhas.
Leia mais:
Londrina, um destino natural para adultos e crianças
Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável
As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!
Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana
Na alta temporada, de dezembro a março, Florianópolis costuma receber mais de 800 mil turistas, que gastam cerca de R$ 700 milhões. Nos demais meses do ano, o turismo de negócios atrai mais de 1 milhão de pessoas. "O turismo é um dos setores mais importantes da economia do município. Temos 28 praias com infraestrutura para receber o turista", destaca o secretário executivo de Turismo do município, Homero Gomes.
"O turismo de negócios cresceu muito nos últimos anos. Hoje temos três grandes centros de eventos na cidade e estamos construindo uma Arena Multiuso que será palco de congressos, feiras, eventos esportivos e shows. Ela vai receber um investimento público de R$ 70 milhões", informa.
A proprietária da Aztlan Turismo, Camila Santini, concorda com o secretário quando o assunto é turismo de negócios. "Cresceu muito o número de pessoas que vêm à cidade por causa de uma feira ou congresso e acaba esticando a estadia para conhecer melhor Florianópolis", explica.
A ilha também oferece praias sossegadas
E motivos não faltam. Todas as praias da ilha são admiráveis e há opções para todos os gostos. Canasvieiras, Ingleses e Jurerê Internacional são praias de mar calmo e agito na areia. Ponta das Canas, pertinho de Canasvieiras, é mais calma e tem uma vista linda. Já as praias para prática de surf são a Joaquina, onde freqüentemente são disputadas competições, Praia Mole e Praia Brava, que acabam sendo as praias mais badaladas.
As praias do sul são mais nativas e ainda preservam um pouco do espírito da antiga ilha de pescadores que virou capital. A Lagoa da Conceição é outro excelente lugar para passear, com águas claras, barcos e boa variedade de lojas. A Avenida das Rendeiras ao longo da lagoa e seus restaurantes de frutos do mar são imperdíveis.
No centro da cidade há mais opções de comércio. O mercado público em estilo português e o Shopping Beira Mar. Ao redor do shopping também há boas opções de restaurantes, mais sofisticados. A Avenida Beira Mar ostenta prédios modernos de frente para o mar e é um dos pontos mais caros da cidade.
O centro, apesar do nome, está localizado no lado oeste da Ilha, entre o Morro da Cruz e o mar, no ponto mais próximo ao continente. Ali estão desde conhecidos cartões postais, como a Ponte Hercílio Luz e o Mercado Público Municipal, praças, museus, igrejas e teatros.
A Ponte Hercílio Luz é um cartão-postal da cidade
Para quem visita a cidade pela primeira vez, vale à pena fazer alguns passeios de carro. Independente de onde você estiver hospedado, tente visitar outras praias. Conheça as mais desertas no sul da ilha, atravesse o riozinho para chegar em Matadeiro, onde os pescadores pescavam baleias antigamente.
Passando pela Lagoa, pare na Joaquina e na Praia Mole para admirar as ondas. Mais ao norte, na Praia do Forte você pode conhecer um pouquinho da história de Florianópolis. Antes de voltar para casa faça uma foto da linda vista do alto da praia Brava. E se tiver disposição faça um registro da ponte iluminada. A imagem do contraste com a cidade e o mar azul ao fundo é inspiradora.
Como chegar
Florianópolis está localizada a 300 quilômetros de Curitiba, a 476 quilômetros de Porto Alegre e a 705 quilômetros de São Paulo. O acesso por terra pode ser feito de carro ou ônibus pela BR-101, principal rodovia. Pelo ar, o acesso será pelo Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
Contatos:
Prefeitura Municipal
Site: www.portal.pmf.sc.gov.br
Guia Floripa
Site: www.guiafloripa.com.br/turismo/centro/
Aztlan
Telefone: (48) 9156-5622 (48) 3237-9856
Site: www.aztlan.com.br